Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

TREINO ALTERADO



Devido ao apoio da União ao campeonato brasileiro de Máster e Sub30 o giro da lagoa não terá estrutura neste fim de semana . Cabe aos coordenadores dos pelotões dirigir o evento de acordo com as novas medidas implantadas já neste ultimo fim de semana.
Obrigado e conto com a ajuda e compreensão de todos.

Marcelo Castelões
Diretor Técnico Desportivo da UCDRMG

ZONA DE TREINAMENTO


Para saber qual é a sua zona de treinamento, é necessário conhecer o conceito freqüência cardíaca máxima (FCmax). Ela pode ser facilmente obtida por meio da Fórmula de Karvonen, na qual basta diminuir a sua idade de 220. O resultado será ao seu batimento máximo.

Zona de Manutenção (restauração) – 50 a 60% da FCmaxEssa faixa de intensidade é utilizada no trabalho com iniciantes, no retorno das atividades após um período de interrupção, na recuperação após treinos exaustivos ou em aquecimentos. Nela, nosso organismo usa a gordura como principal fonte de combustível, mas é necessário um longo tempo de atividade para perder peso.

Zona Aeróbia Lipolítica (queima de gordura) – 60 a 70% da FCmaxEssa zona de intensidade é usada para melhorar o condicionamento físico aeróbio. Por usar os lipídios como principal fonte energética, ela é a ideal para quem deseja diminuir os percentuais de gordura corporal. Quanto maior for a duração dos treinos, melhores serão os resultados.

Zona do Limiar Aeróbio (endurance/ resistência) – 70 a 80% da FCmaxEsta zona é a ideal para os atletas que praticam esportes que exigem grande resistência, como ciclismo, triathlon, corrida e futebol. Nessa faixa, a capacidade funcional do organismo melhora consideravelmente, pois existe um aumento do número de vasos sanguíneos, da ventilação pulmonar, do vigor físico e do volume de sangue bombeado. Nela, 50% das calorias queimadas são provenientes dos carboidratos e 50% das gorduras. Por isso, é fundamental manter uma alimentação balanceada
.Zona Mista (limiar anaeróbio) – 80 a 90% da FCmáxOs principais benefícios dessa faixa são a melhora do VO2Max (máximo de oxigênio que nosso corpo consome durante o exercício) e uma maior tolerância do organismo ao ácido lático. Isto significa que você vai melhorar sua resistência e não irá se cansar tão facilmente. Ela é ideal para atletas que disputam provas de estradas e precisam percorrer grandes distâncias durante um longo tempo. Nesta zona, a quantidade de calorias queimadas é superior às das três anteriores, mas a principal fonte de energia do organismo são os carboidratos. Por isso, ela não serve para quem deseja apenas perder peso.

Zona de Esforço Máximo – 90 a 100% da FCMÁXEsta faixa é indicada para indivíduos de esportes de velocidade ou potência, como os 100 metros rasos do atletismo ou provas de curta distância na natação. Esta zona é tão intensa que só deve ser utilizada por pessoas que estão em ótima forma física. O ideal é que ela seja intercalada com treinos em outras faixas para evitar os riscos de lesões musculares.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

1ª Copa Minas Gerais de Ciclismo de Pista


PODIUM DA CATEGORIA ELITE
Formigão-da FMC. Rodrigim -Ricardo Alcici- Lucio Aleixo - Marcelo Castelões . da UCDRMG


Depois de mais de 10 anos de inatividade, o velódromo Minas Gerais voltou a sediar uma prova de ciclismo. A primeira pista de distância olímpica do Brasil esteve abandonada por vários anos. Recentemente, devido à iniciativa de alguns atletas, este monumento do ciclismo mineiro foi parcialmente reformado e colocado em condições de sediar algumas provas de ciclismo de pista.
Os ciclistas que compareceram ao evento participaram de uma prova muito bem organizada e puderam pedalar em um dos maiores palcos do ciclismo de pista nacional dos anos 80 e 90. A prova tomou toda a manhã de Domingo, e proporcionou ao público que compareceu ao evento um espetáculo de pegas entre os ciclistas.
O maior destaque do dia foi sem dúvida o atleta Ricardo Alcici Mattos que levou para casa o ouro em todas as provas disputadas, e conseqüentemente ficou em primeiro lugar na classificação geral da prova. Outros destaques da prova foram os atletas Rodrigo Gomes e João Paulo Mançal. O João é um atleta ainda da categoria Júnior e conseguiu bons resultados no dia.
Depois do sucesso da 1ª Copa Minas Gerais de Pista, os organizadores já estão planejando a segunda etapa da prova, acontecerá no dia 5 de Outubro de 2008. Contamos com sua presença!
Para mais informações e fotos do evento, acesse:
http://www.ciclismomg.com/
Resultado
Velocidade Individual – Eliminatórias
1o – Ricardo Alcici Mattos
2º - Lucio Flavio Aleixo Filho
3º - Petrus Bonato
4º - Rodrigo Gomes
5º - Douglas Ceron
6º - Gleiber Junei
7º - João Bosco Mançal
8º - Thiago Mattos Camargo
9º - Edvaldo C.
10º - Sandro Moraes
11º - Aquila Pereira

Velocidade Individual – Playoffs
Quartas de Final
Rodrigo Gomes vence Douglas Ceron
Gleiber Junei vence Petrus Bonato
Lucio Flavio Aleixo Filho vence João Bosco Mançal
Ricardo Alcici Mattos vence Thiago Mattos
Semi Final
Ricardo Alcici Mattos vence Rodrigo Gomes
Gleiber Junei vence Lucio Flavio Aleixo Filho
Final
Ricardo Alcici Mattos vence Gleiber Junei

Km Contra o Relógio
1o - Ricardo Alcici Mattos
2º - Rodrigo Gomes
3º - João Bosco Mancal
4º - Petrus Bonato
5º - Lucio Flavio Aleixo Filho
6º - Douglas Ceron
7º - Thiago Mattos Camargo
8º - Edvaldo C.
9º - Sandro Moraes

Perseguição Individual
1º - Ricardo Alcici Mattos
2º - Rodrigo Gomes
3º - Thiago Mattos Camargo
4º - Gleiber Junei
5º - João Bosco Mançal
6º - Aquila Pereira
7º - Lucio Flavio Aleixo Filho
8º - Sandro Moraes
9º - Edvaldo C.

Velocidade por Equipes
1º - Ricardo Alcici / Lucio Flavio Aleixo Filho / Rodrigo Gomes
2º - Petrus Bonato / Douglas Ceron / Thiago Mattos Camargo
3º - Edvaldo C. / Aquila Pereira / João Bosco Mançal

Classificação Geral
1º - Ricardo Alcici Mattos
2º - Rodrigo Gomes
3º - Lucio Flavio Aleixo Filho
4º - Thiago Mattos Camargo
5º - João Bosco Mançal
6º - Aquila Pereira
7º - Douglas Ceron
8º - Petrus Bonato
9º - Gleiber Junei
10º - Edvaldo C.
11º - Sandro Moraes

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

PROGRAMA PARA A NOITE

A Rede Super, canal 23 ou canal 21, irá exibir hoje segunda feira s 21hrs e amanhã terça feira as 13:30 uma matéria relacionada a incentivo ao esporte e que terá como participação o ciclismo mineiro dentro da matéria. Não percam!
Ricardo Alcici Treinador Esportivo

DOR LOMBAR NO ATLETA


A dor lombar é uma das dores mais incapacitantes no esporte, principalmente quando se trata de ciclistas, corredores e triatletas. Na minha prática de fisioterapeuta esportiva, esse é um quadro muito comum, e que torna a prática da atividade desprazerosa e preocupante.A lombalgia pode ser originada por diversos fatores, e na maioria das vezes acontece por um conjunto deles, e não por uma causa isolada. Bastam um treino muito longo, umas subidas muito íngremes, um terreno muito acidentado, uma noite mal dormida, uma postura errada na cadeira do escritório... para que o quadro álgico se instale!Algumas pessoas já têm certa predisposição à dor lombar por alterações estruturais nas curvaturas da coluna, por hábitos posturais incorretos, por desequilíbrios musculares, pela técnica incorreta da atividade esportiva ou pela própria falta de mobilidade da coluna. Mas todo atleta está suscetível a ter dor lombar na prática de sua atividade. Por isso é tão importante a prevenção e a preocupação com os cuidados necessários para que ela não apareça.A própria dinâmica do esporte tende a gerar desequilíbrios entre a musculatura, e a criar posturas sustentadas por longos períodos de tempo, posturas estas que muitas vezes não são fisiológicas, e criam situações de dor.Assim, é necessário que o atleta faça um trabalho paralelo ao seu treinamento, visando a corrigir esses desequilíbrios musculares, trabalhando principalmente a musculatura estabilizadora do tronco. Além de proteger a coluna, esses músculos fazem com que os movimentos se tornem mais precisos, facilitando a correção postural e melhorando o movimento dinâmico dentro do esporte.Trabalhar a mobilidade da coluna também é de fundamental importância, o que acontece paralelamente ao trabalho de consciência corporal do atleta. Existem diversos exercícios com esse objetivo, e que trazem resultados muito benéficos.A postura que o atleta fica no dia-a-dia é outro fator que deve ser observado. Por mais que o atleta faça um trabalho específico para correção de desequilíbrios, na maioria da vezes ele passa mais tempo trabalhando do que fazendo sua atividade física. Assim, ele deve se preocupar em manter uma postura correta mesmo não estando em cima da bike ou pelas ruas com seus tênis de corrida. O Bike Fit feito por um profissional capacitado também é fundamental, e muitas vezes a mudança do tamanho do avanço ou a alteração da distância entre o banco e o guidon já bastam para que este incôdomo desapareça.A natação, o Pilates, a musculação, o treinamento funcional, o Yôga e a Osteopatia são exemplos de atividades paralelas que ajudam o atleta a ter um corpo saudável e preparado para atividades físicas intensas, e para que o ganho de performance aconteça de forma natural e gradativa.
Escrito por: Silvia Guedes

ULTIMA ETAPA DEFINIRÁ OS CAMPEÕES DE CONFINS




Foi realizado neste Domingo a 9º Etapa do voando baixo para Confins. O Destaque ficou com o atleta Bruno Gini - BIKES WORKS (foto) que mesmo passando em 5º lugar na meta alcançou seus oponentes e levou pela primeira vez a Vitória no grupo A
A luta pela a classificação geral em todas as categorias, principalmente pela segunda colocação continua indefinido chegando ao quarto critério de desempate na categoria A. A 10º , e ultima etapa , será decisiva para definirmos os campeões que , já ante mão, terá o percurso aumentado para todas as categorias. A data já esta marcada será dia 14 de setembro devido ao fato do primeiro domingo de setembro coincide com o feriado da independência do Brasil (7 de setembro ) . Vamos treinar galera! Aguardem a definição do percurso. Veja a colocação dos lideres abaixo:








RESULTADO POR CATEGORIA 9º ETAPA VOANDO BAIXO PRA CONFINS.




sexta-feira, 22 de agosto de 2008

REPORTAGEM- CONVOCAÇÃO GERAL


Neste proximo sábado dia 23/08/2008 a Rede Minas de televisão irá fazer uma materia sobre o ciclismo (giro da lagoa). Conto com a presença de todos . Abraço.


Dr . Carlos Starling

Presidente

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

1a Prova Ciclística da Independência de São Geraldo-MG


Data: 07/09/08
Largada: 10:30
Local: Praça Principal da cidade São Geraldo-MG* Cidade próxima a Viçosa, Coimbra, Ubá dentre outras aqui na Zona da Mata Mineira.Trajeto: Saindo da Praça de São Geraldo, pegando a estrada em direção a Rio Branco, dando a volta no trevo subindo a serra de São Geraldo e retornando a praça (local da largada).
Distância aproximada do percurso: 50 km
Inscrições: R$ 25,00 com direito a água e frutas após a prova,
Categorias
Speed: Elite Masculino ,
Júnior, Sub-23
Sub-30,Master ,
Over-45
Over-50
Premiação Speed: Troféu até o 5° lugar de cada categoria
Categorias Mountain Bike:
MTB B (13 a 16 anos)
Premiação1° R$ 40,00
2° R$ 35,00
3° R$ 25,00
MTB A (mínimo 17 anos)Premiação
1° R$ 40,00
2° R$ 35,
° R$ 25,00
Premiação com Troféu até o 10° lugar de cada categoria e medalha para todos que completarem a prova
PREMIAÇÃO GERAL
1° R$ 100,00
2° R$ 80,00
3° R$ 70,00
4° R$ 60,00
5° R$ 50,00
Para mais informações, entre em contato com o Prof. Romulo Balga:prof.romuloef@gmail.com (31)8479-2978 (31)8698-6432

terça-feira, 19 de agosto de 2008

9º etapa voando baixo para confins terá alteração no local de concentração


O ponto de concentração para a largada da 9º etapa será no posto Bocão da Noite , devido ao fato do evento do exercito que será realizado na orla da lagoa .

Largada as 8 horas. Peço aos atletas que cheguem mais para pegar o numeral.

1° Pedalzinho do Frango (24/08/2008) Domingo


AS INSCRIÇÕES ENCERRAM NESTA QUINTA-FEIRA! VAGAS LIMITADAS

Passeio de bicicleta, velotrol ou patinete para crianças até 10 anos.Dia 24/08 na orla da Lagoa da Pampulha.Concentração 9:00 hsLargada às 10:00 hs da manhã no Marco Zero, Av. Otacílio Negrão de Lima, 5.900 (pista fechada).Teremos sorteio de 2 bicicletas , algodão doce e pipoca p/ a criançada.Cada criança receberá um troféu de participação.Todas as crianças deverão estar acompanhadas pelo responsável. Se possível portando capacete.Inscrições: R$ 10,00 + 1 KG de alimento não perecível (arroz, feijão, macarrão, açúcar, leite ou café) , até o dia 21/08 ou completar as inscrições.NÃO HAVERÁ INSCRIÇÕES NO LOCAL . TODAS AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER ANTECIPADAS.O alimento deverá ser entregue no dia do evento para a retirada do número de identificação.Não haverá devolução de inscrição em caso de desistência.Caso chova, me reservo no direito de cancelar o evento e marcar uma nova data.Não haverá inscrições na hora do evento.


Local p/ as inscrições:Pedal do Frango- Rua Gaivotas, 109 tel. 3454-2121

Cicle Viana- Av. Cristiano Machado, 6900 tel. 3433-7654

Oficina da Bike- Av. Abilio Machado, 2227 tel. 3474-4091

Roda Nova - Rua Sena Madureira, 15 tel. 3498-

Maxx- Av. Pres. Ant. Carlos, 8100/lj 107 tel. 3441-4161

Ikenfix- Av. Luis Paulo Franco, 500/lj26Belvedere tel. 3286- 8199

+ Bike Rua Rio Gr. do Norte,1164/ loja 5 Funcionários tel. 3261-2702

Global Pampulha -Av. Ant. Carlos, 7585/04 tel. 3403-1781Realização: Pedal do Frango

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Saiba como parar ou diminuir a velocidade com segurança e eficácia

Possuir o total controle da bicicleta em qualquer situação é fundamental para a segurança do ciclista. Por isso, saber usar corretamente os freios é tão importante quanto pedalar com performance e eficiência ou ter habilidade nas manobras. Antes de qualquer coisa, é necessário saber que existe uma grande diferença entre a utilização dos freios no ciclismo de estrada e no MTB. Nas bicicletas speed, eles são usados apenas para diminuir a velocidade, já nas trilhas eles também auxiliam em algumas manobras.“Nas bicicletas de estrada, os freios não são muito potentes e é preciso tomar cuidado, pois uma freada mais brusca pode travar a roda e provocar uma queda. Nas mountain bikes, este travamento é algo comum, e os ciclistas costumam patinar a roda traseira para ganhar tempo em algumas curvas mais acentuadas”, disse Duda Bley, técnico de triathlon da Limiar Assessoria Esportiva. “Para uma correta utilização dos freios, é necessário sempre estar atento e antever a freada, pois assim evitam-se os movimentos mais bruscos, que costumam causar os tombos”, completou Duda.Na dose certaA melhor maneira de frear a bicicleta no menor espaço possível é equilibrar o uso dos freios dianteiro e traseiro. O que realmente pára a bike é o freio da frente, mas é preciso saber utilizá-lo na medida certa, sem que a roda trave, pois isso fará com que a velocidade aumente, além de existir o risco de ser lançado para frente.“O ciclista tem que dosar o uso dos freios dianteiros e traseiros e conhecer a sensibilidade dos manetes, para empregar a força correta sem que as rodas travem”, orientou Duda.Atenção redobradaNa chuva ou com pista molhada, os freios não funcionam com a mesma precisão, e isto aumenta mais o risco de derrapagens e quedas. Por isso, é aconselhável diminuir a velocidade e ficar muito atento. “Uma dica é sempre dar algumas freadas leves para tirar o excesso de água dos aros e das pastilhas, assim, quando for preciso usá-los, eles terão uma resposta um pouco melhor”, aconselhou. ManutençãoPara uma frenagem eficiente, os freios devem estar bem regulados e, nos casos dos convencionais de sapatas (ferraduras, cantilevers ou V. Brakes), que pressionam os aros, as rodas também precisam estar alinhadas. Aros tortos ou amassados fazem com que a freada seja em “soquinhos”, e isto aumenta as chances da roda dianteira travar ou escorregar.Esta é uma das razões que qualificam os freios a disco hidráulicos (utilizados apenas no MTB) como os mais eficientes, pois, mesmo com os aros desalinhados, eles continuam precisos. Outra vantagem é que eles permitem a dosagem de força correta nas frenagens, funcionam praticamente com a mesma eficácia em piso seco ou molhado e economizam muito mais pastilhas do que os modelos convencionais.Vença os traumasNo ciclismo, as quedas são algo comum e não é difícil um atleta ir ao chão após travar uma roda devido a uma freada brusca. Porém, isto não pode ser algo que o afaste do esporte ou provoque receios ao pedalar.“Uma vez me assustei com uma criança que atravessou a rua correndo, freei bruscamente e sofri um grave acidente. Fui lançado para frente. Quebrei o braço direito e dois dentes”, disse Cláudio Camarsi, 42, economista, que passou um tempo afastado da bicicleta, mas depois voltou a praticar o esporte. “Após esta queda, fiquei um pouco traumatizado e não pedalei durante quase um ano. O coração ainda bate um pouco mais forte sempre que a roda trava por causa de uma freada mais brusca, mas acho que isso é natural”, completou Cláudio. “Às vezes, é melhor frear bruscamente e correr o risco de sofrer uma queda do que bater de frente com um carro ou um muro”, finalizou o técnico Duda Bley.

MULHERES NO PEDAL



As diferenças não estão só no tamanho da bike e na resistência muscular. Existem mais peculiaridades no treinamento de ciclismo para mulheres. Confira as dicas de como aperfeiçoar seu treino, escolher acessórios e ter sucesso nas pedaladas .

Durante muitos anos, as mulheres que praticavam ciclismo eram obrigadas a se adaptarem aos equipamentos feitos exclusivamente para o universo masculino. Hoje, este cenário mudou e grandes fabricantes produzem acessórios para o público feminino que vão muito além dos detalhes cor-de-rosa. Tudo é pensado e desenvolvido para propiciar maior conforto e desempenho para a mulher na prática do esporte.“Pedalo há quase dez anos e, no início, achei que esses produtos exclusivos para mulheres não passavam de uma jogada de marketing. Mas estava enganada e, hoje, me sinto mais segura em utilizar esses equipamentos. Eles melhoram a qualidade do meu pedal, sem falar que são mais bonitos”, afirmou Roberta Gomes, 36, diretora comercial.Bicicletas e acessóriosA grande diferença em uma bicicleta feminina é o tamanho do quadro, que possui mudanças em sua estrutura para se adaptar às necessidades das mulheres. A principal alteração é uma menor distância entre o selim e o guidão, já que as mulheres geralmente possuem torso e braços menores que os homens. Além disso, devido ao tamanho menor das mãos femininas, os fabricantes desenvolveram guidões com uma curva mais acentuada e manetes de freios e de câmbios mais próximos, para facilitar a pegada e aumentar a segurança. Outra mudança nas bikes femininas são os selins, que são mais largos para se adaptarem melhor aos quadris femininos. Eles possuem depressões e estrutura para evitar desconfortos vaginais, como assaduras e dormências. Já as pedivelas têm um tamanho reduzido e, em alguns modelos, três coras, o que permite uma variação maior da velocidade.Para combinar com as cores mais delicadas das bicicletas, hoje o mercado disponibiliza uma série de acessórios como capacetes, bermudas, camisetas, luvas e sapatilhas com tons femininos, todos desenvolvidos para trazer mais conforto e preservar a beleza das mulheres.TreinamentoApesar de o mercado do ciclismo estar cada vez mais voltado para a produção de produtos específicos para o mundo feminino, estão enganados aqueles que pensam que as mulheres são mais fracas fisicamente e, por isso, não podem treinar no mesmo pelotão que os homens. “Existem mulheres que pedalam até melhor que os homens, então costumo dar o mesmo treino para ambos os sexos, até porque em muitas provas não existe esta diferenciação e elas terão que percorrer a mesma distância”, afirmou Ronaldo Martinelli, treinador da 5 Ways Sports Consulting, que completa: “Na teoria, a mulher tem uma condição física inferior, mas na prática, entre os amadores, isto não existe, o que diferencia é apenas o nível e o tempo de treinamento”.“Ao contrário do que muitos pensam, a parte inferior das mulheres é bem parecida com a dos homens, elas não são mais fracas. Então, não é preciso formar grupos de treinos só com mulheres. Até porque é mais difícil. Um pelotão só de mulheres seria bom para o convívio, mas o rendimento não muda muito”, disse Enzo Amato, treinador da Way2Run Assessoria Esportiva.“Nunca tive dificuldade de acompanhar os meninos. Na verdade, como treino há bastante tempo, muitas vezes alguns deles não conseguem manter o mesmo ritmo que eu”, contou Roberta Gomes.A única grande diferença no treino das mulheres é em relação ao período pré-menstrual, mas isto é algo muito individual e varia de pessoa para pessoa. Então, não sinta vergonha de conversar com o seu treinador sobre o assunto.“Varia muito em cada mulher, mas é normal durante o período pré-menstrual o rendimento das atletas cair um pouco. Os treinadores sabem disso, mas as alunas nem sempre se sentem à vontade para falar sobre isso com um homem”, comentou Ronaldo. “Existem mulheres que precisam de uma pausa no treinamento, já outras não se incomodam. Mas é algo que pode ser conversado, pois depende do objetivo de cada uma, se a atleta não for profissional, uns dias sem treinar não irá atrapalhar o desempenho”, completou Enzo.
Por Cesar Candido dos Santos.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

ALONGAMENTO ANTES DO PEDAL

Quando o assunto é alongamento, a opinião dos profissionais é bastante pessoal e divergente em relação a alongar-se antes ou após as atividades (ou os dois), tempo de duração, freqüência... Mas é unanimidade o fato de que alongamento faz muito bem ao corpo e à saúde e deve ser feito em conjunto com a prática esportiva e de forma correta.
Os exercícios de alongamento podem ter as seguintes finalidades:
● dissipar acúmulos de tensão do músculo;
● melhorar a irrigação sanguínea;
● reorganizar as fibras musculares;
● ganho de flexibilidade (amplitude de movimento);
● eliminar encurtamentos (caso existam);
● aquecimentoExistem 2 circunstâncias de exercícios de alongamento estático, com diferentes necessidades e diferentes efeitos:-- Quando você vai iniciar ou está no fim de uma prática esportiva, e não possui encurtamentos diagnosticados, o alongamento será mais suave, com pequena duração, com o objetivo de dissipar acúmulo de tensão, melhorar a irrigação, aquecimento e reorganização das fibras. Você deve gastar de 10 a 30 segundos. Nesse caso, o tecido retorna à sua posição original, entre 1 e 2 horas depois. -- Já os programas específicos para ganho de flexibilidade e/ou eliminação de encurtamentos musculares devem ser adequados às condições do atleta. Nesse caso, deve-se fazer primeiramente um alongamento suave, que leva ao aumento gradual da temperatura dos tecidos. As 2 séries subseqüentes devem ser entre baixa e moderada tensão muscular para o desenvolvimento de flexibilidade, no qual os tecidos não retornam à sua posição original, havendo aumento da amplitude de movimento (ganho de flexibilidade).Auto-percepção de desconforto:1 – fraco 2 – moderado Þ recomenda-se ficar entre o 2 e o 33 – forte4 – muito forte Existem também outros dois tipos de alongamentos que são utilizados na prática esportiva:- O alongamento dinâmico, que é específico para cada esporte, sendo este a reprodução de um gesto esportivo, várias vezes consecutivas, que servem também como aquecimento para o esporte;- e as técnicas de facilitação neuromuscular (FNP), nas quais o músculo alongado é primeiramente contraído e em seguida alongado estaticamente.
O que NÃO se deve fazer:
● balanceios durante a execução (o alongamento deve ser estático);
● forte tensão muscular (isso depende da sensibilidade de cada pessoa);
● provocar dor durante a execução (deve-se fazer a distinção entre desconforto e dor muscular) - a dor mostra que algo está errado!;
● ter uma postura desleixada durante os exercíciosO que é imprescindível:
● boa qualidade dos exercícios;
● execução com precisão;
● ter boa percepção corporal;
● aprender 1º a técnica correta para depois se preocupar com a melhora da flexibilidade.
Outro fator muito importante é a associação da respiração com os exercícios de alongamento. Esta deve ser lenta, rítmica e controlada. Fazendo alongamentos regulares e sentindo-se confortável e sem dor, os exercícios irão se tornar uma prática prazerosa e o ganho de flexibilidade ocorrerá naturalmente.Não faça alongamentos só para ser flexível! Faça-os para sentir-se bem!
Silvia Guedes – Fisioterapeuta formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas gerais / Pós-graduanda em Fisioterapia Esportiva pela PUC-MG MG e Osteopatia pela Escola Brasileira de OsteopatiaAtleta da OCE – Personal de corrida

A REFORMA DO VELÓDROMO ESTA PRONTA PARA RECEBER A Iº COPA MINAS GERAIS DE CICLISMO

Ontem dia 13 de agosto foi realizado o ultimo mutirão para dar os acabamentos finais na pintura da pista do velódromo. Debaixo de um sol quente a turma (Ricardo Alcici, Lucio Aleixo, Marcelo Castelões, Rodrigo Gomes , Áquila e Kariny)não pouparam esforços, e pegaram pesado para deixar a pista nas melhores condições possíveis. O evento esta marcado para este próximo fim de semana e será marco para outros que, com certeza, farão parte do nosso calendário ainda este ano. Convoco a todos os atletas da União que prestigiem ,levando a sua família para uma prova que a mais de 15 anos não se realizada no local ,”precisamos resgatar o que é nosso”, afirma Ricardo idealizador do projeto juntamente como o Lucio Aleixo.Veja abaixo as fotos dos pintores , escaladores de parede e exploradores de menores ...risos.







quarta-feira, 13 de agosto de 2008

CAMPEONATO BRASILEIRO DE MASTER E SUB 30

CAMPEONATO BRASILEIRO DE MASTER E SUB 30


Para maior comodidade , deslocamento e segurança , o local das largadas foram alterados e consequentemente a cidade sede também. A prova de estrada passou a ser de Santa Luzia pra Jaboticatubas e volta até Santa Luzia. E o contra relógio larga em frente ao Convento de Macaúbas e vai até ao Haras (escola hípica). As distâncias são as mesmas , as estradas são as mesmas , só muda o local de largada e chegada , pois Santa Luzia está mais próxima de BH , mais próxima ao aeroporto de Confins e a estrutura de hotéis e restaurante é bem melhor do que Jaboticatubas.


Local : SANTA LUZIA-MG
Dias : 29, 30 e 31 de agosto de 2008

dia 29 : às 9:30H Congresso Tecnico (Hotel Casa Nova , rua João Evangelista Dolabela nº 72 centro Santa Luzia-MG)

às 14:00H Contra relógio : largada , em frente ao Convento de Macaúbas na MG020 e chegada em frente ao Haras (escola Hípica) Total : 11 KM

Obs: O sentido do contra relógio é de Jaboticatubas pra Santa Luzia e disputados por todas as categorias com largada em um e um minuto da veterano , master C2 , master C1 , master B2 , master B1 , master A2 , master A1 e por fim a sub 30.

dia 30 : às 9:00H Resistência : Veterano (44 KM)
às 9:40H " : Sub 30 (70 KM)
às 14:30H " : Master C2 ( " )
às 14:40H " : Master C1 ( " )

dia 31 : às 9:00H " : Master B2 ( " )
às 9:10H " : Master B1 ( " )
às 9:20H " : Master A2 ( " )
às 9:30H " : Master A1 ( " )

As provas de resistência serão todas no mesmo local : MG 020, saída de Santa Luzia em direção a Jaboticatubas. Concentração no Haras (escola hípica)
Obs :as premiações serão feitas sempre ao término de cada competição.(Haras).

Hospedagem/Alimentação

- Hotel Floresta Mágica: (31)3691-1515 Capacidade: 60 pessoas
- Hotel Recanto Lago Azul: (31)3641-6588 Capacidade: 30 pessoas
- Pousada e pesque pague do Miranda: (31)3641-6299 Capacidade: 50 pessoas - HOTEL CASA NOVA: (31)3641-3722CAPACIDADE: 70 PESSOAS. 10% de desconto em qualquer um de nossos aptos.RESTAURANTES: -PAU TERRA: 3641-4646 -GALERIA: 3641-0220 -PIRECO: 3641-2768

realização : Associação Mineira de Ciclismo

supervisão : Confederação Brasileira de Ciclismo


Informações:
Guilherme Salim – (31)99129980
Marcelo Donabella – (31)84183039

Como acelerar a recuperação de uma competicão


Sua capacidade de competir muitas vezes durante o ano com sucesso depende darapidez com que seu corpo recupera-se das provas. O tributo que as competiçõescobram de seu corpo está relacionado a:
1) a distância da corrida;
2) o terreno;
3) as condições climáticas;
) o quanto fatigado em função treinamento você estará no dia da competição. Quando você vai para a linha de largada esses fatores não estão sob controle, porém eles têm grandes implicações na recuperação do seu corpo. O que você faz nos primeiros dias depois da competição, por outro lado, afeta a capacidade de recuperação do seu organismo.
Vamos considerar cada um desses fatores e o que você pode fazer para recuperar-se mais rapidamente das competições.
. Distância da corrida. Qualquer competição que dure mais de 90 minutos pode esvaziar as reservas de glicogênio do seu organismo. Glicogênio é a forma decarboidrato armazenada no corpo e quando sua quantidade está reduzida os seusmúsculos são forçados a contar mais com gordura, a qual é uma fonte menoseficiente de energia. Se você fizer um bom carregamento de carboidratos antesda competição, seus músculos e fígado podem armazenar de 1.500 a 2.200 kcal deglicogênio. Mesmo depois de levar em conta a contribuição da gordura como fontede energia durante a competição, corridas de meia-maratona ou mais longas podemrequerer mais carboidratos do que seu corpo consegue armazenar.Estudos têm mostrado que os músculos restauram suas reservas de glicogênio numataxa mais rápida durante a primeira e segunda hora depois de um esforçoexaustivo. A ressíntese de glicogênio continua mais elevada do que o normal por10-12 horas depois de um exercício que esvazia as reservas de glicogênio. Issosignifica que você irá recuperar-se mais rápido se ingerir carboidratos logodepois que completar a competição. Se o seu estômago não suportar uma refeição,coma banana e tome alguma bebida com carboidratos para começar o processo dereabastecimento, e depois coma mais quando seu estômago puder suportar. Parauma ótima recuperação, continue a ingerir comidas ricas em carboidratos pormais dois dias já que leva tempo para que seus músculos estejam plenamentereabastecidos. Adicionalmente, durante a recuperação da competição, coma de 1,1a 1,5 gramas de proteínas por kg de peso corporal para fornecer os ingredientespara reparo dos tecidos.2. Terreno: Durante a corrida seus músculos, tendões e ligamentos devem suportarforças de mais de 4 vezes o seu peso corporal. Depois de competição nas quaiscorre-se ladeira abaixo, você experimenta a dor muscular tardia, a qualacredita-se seja causada por lesões microscópicas nas fibras musculares e notecido conectivo circundante como resultado de contrações muscularesexcêntricas. A contração muscular excêntrica é uma contração de frenagem ouextensão. Quando você corre ladeira abaixo, seus músculos dos quadrícepscontraem excentricamente para evitar que seus joelhos verguem quando seus pésbatem no chão. Quanto mais longas e inclinadas as descidas, pior será o dano.A dor muscular tardia é geralmente mais severa de 24 a 72 horas depois doexercício. A razão para este lapso é que leva um tempo para que ocorra oprocesso de lesão/inflamação/dor. Se você correr com dor muscular tardia, iráretardar o processo de recuperação. Além disso, a elasticidade dos seusmúsculos estará baixa, o que aumenta o risco de lesão. Uma massagem leveenquanto seus músculos estão doloridos pode reduzir os sintomas da dor musculartardia. Espere que as dores passem antes de ter uma massagem mais forte. Vocêdeve evitar correr até que as dores diminuam. Nadar ou pedalar durante esseperíodo irá aumentar a circulação nas fibras musculares danificadas, o queremoverá substâncias residuais e acelerará o processo de recuperação.3. Condições climáticas: Seu corpo sofre muito mais estresse quando compete a 27graus de temperatura e 80% de umidade relativa dor ar, do que a 15 graus ebaixa umidade. O estresse é devido a dois fatores: elevação da temperaturacorporal e desidatração. Seu organismo normalmente regula sua temperaturacorporal dentro de uma faixa estreita, porém quando você compete em um diaquente e úmido o calor que seu corpo gera supera a capacidade de eliminá-lo, oque faz com que a temperatura do seu corpo eleve-se. Isso atrapalha muitasfunções do seu organismo (incluindo partes importantes como seu cérebro) e,dependendo de o quanto elevada for sua temperatura corporal e por quanto tempoela estiver alta, pode aumentar bastante o tempo de recuperação. Evite competirsob condições climáticas de calor e umidade alta sempre que possível.Ficar severamente desidratado também atrapalha a capacidade derecuperação do seu corpo. Quando você perde 2% ou mais do seu peso corporaldevido à desidratação, sua performance é afetada. Quanto mais desidratadoficar, mais sua performance será comprometida e mais tempo levará pararecuperar-se da competição. Quando você está desidratado seu organismo é menoscapaz de prevenir o aumento da temperatura corporal.Para acelerar sua recuperação, beba fluidos contendo 4 a 8% de carboidratos epelo menos 400 mg de sódio por litro. Lembre-se que seu mecanismo de sede não éperfeito. Quando você não estiver mais com sede pode ser que seu organismonecessite de ainda mais fluidos. Uma vez que você elimina fluidos pela urina,deve beber 3/4 de litros de fluidos para cada 500 gramas que perder durante acorrida.4. Fadiga antes da corrida: Se você for competir já cansado, sua recuperaçãoserá mais longa. Obviamente sua performance na competição será afetada, porémseu tempo de recuperação será ainda mais. Já que você não estará novo em folhana largada da corrida, suas reservas de glicogênio provavelmente já estarãoparcialmente esvaziadas, você poderá não estar totalmente hidratado, e seusmúsculos provavelmente ainda estarão recuperando-se dos rigores do treinamento.Como resultado, haverá aumento no tempo de recuperação. Fazer um polimento notreinamento antes da competição não apenas melhorará sua performance nacorrida, como também o colocará de volta ao treinamento a carga total maisrapidamente depois da competição devido à aceleração da recuperação
.Hugo Pradoneto é dono da OCE - www.treine.net, trabalha para a conceituadaCarmichael Training Systems, técnico de vários atletas campeões brasileiros,ciclista, mountain biker profissional e ex-triatleta.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

largada IIº trofeu Santa Luzia de ciclismo


VAI COMEMORAR ANTES VEJA O QUE DA ... RISOS.

copie o endereço e veja o resultado:

http://br.video.yahoo.com/watch/244276/1953381

Iº COPA MINAS GERAIS DE CICLISMO DE PISTA


9º ETAPA VOANDO BAIXO PARA CONFINS 24-08-2008


A 9º ETAPA SERÁ DISPULTADA NO DIA 24 DESTE MÊS . O ADIAMENTO SE DEVE AO PEDIDO DOS ATLETAS DA CATEGORIA MASTERS QUE QUEREM ESTAR MAIS PREPARADOS PARA O CAMPEONATO BRASILEIRO QUE SER DISPULTADO NO FINAL DESTE MÊS . NÃO HAVERA MUDANÇA NAS REGRAS. PARA ESTA ETAPA, VER REGULAMENTO DA ETAPA ANTERIOR.

ATENÇÃO ATLETAS :

FAVOR OBSERVA O LOCAL DA META VOLANTE -- SAIDA 28 B QUASE NO TOPO CONSERVE A DIREITA

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

ESTAMOS SEM AMBULÂNICA


HVC - Giro da Lagoa
Segunda-feira, 11 de Agosto de 2008 21:13
De:
"Marketing HVC / Funar - Rachel Rabello" Exibir informações de contato
Para:
cstarling@task.com.br, uniaociclisticademinasgerais@yahoo.com.br, aatr1@yahoo.com.br

Boa tarde, Carlos, Marcelo e Alexandre,

Hoje dia 11/08/08 me foi solicitado pela Diretoria do HVC que seja suspenso o apoio do HVC nos eventos do Giro da lagoa. Motivo o Hospital está tendo um custo mensal alto com este evento.
O Renato me disse que só será viavel o apoio do HVC no giro da Lagoa, caso o Hospital não tenha custos direto, ou seja, se tivermos patrocinadores para este evento e que cubra os gastos do HVC.
É com pesar que transmito esta notícia.
Voces tem alguma sugestão?

Aguardo retorno,

Abs
Rachel RabelloAssessoria de Marketing HVC - Diretora de Gestão da FUNAR

RESULTADO FINAL IIº TROFÉU DE CICLISMO DE SANTA LUZIA

COLOCAÇÃO GERAL POR TEMPO NO CONTRA RELÓGIO































sábado, 9 de agosto de 2008

RESULTADO CONTRA RELOGIO ELITE


RESULTADO CONTRA RELOGIO MASTER A E B


RESULTADO CONTRA RELOGIO OPEN


DESENHO PARA COLORIR


DEMONSTRE AO PAPAI SEU APOIO AO ESPORTE QUE ELE MAIS GOSTA ,E FAÇA UM LINDO DESENHO COLORIDO PARA ELE NESTE DIA DOS PAIS.
A UNIÃO DESEJA A TODOS UM "FELIZ DIAS DOS PAIS ".

quarta-feira, 6 de agosto de 2008


Varginha recebe a 5ª etapa do Regional de Ciclismo

Será realizada nesse domingo, dia 10, em Varginha/MG a 5ª etapa do Campeonato Regional de Ciclismo 2008. O circuito será na Praça da Mina, bairro Campos Elíseos.
As disputas terão início às 13 horas, divididas em categorias e obedecerão a seguinte seqüência:
- Master: acima de 30 anos;
- Elite Speed: critério técnico;
- Juvenil: 13 a 16 anos;
- Fraldinha: crianças até 7 anos;
- Infantil: 8 a 12 anos;
- Open Speed: iniciantes, a partir de 17 anos;
- Open MTB: iniciantes, a partir de 17 anos;
- Elite MTB: critério técnico.
As inscrições poderão ser efetuadas no local, no valor de R$10,00.
Haverá premiação com medalhas personalizadas e brindes aos cinco primeiros colocados de cada categoria e no final do campeonato troféus em todas as categorias do primeiro ao quinto colocado.
O Campeonato Regional de Ciclismo é uma competição homologada pela Federação Mineira de Ciclismo, realizado pela Promosom e AVC em parceria com as Prefeituras Municipais de Guapé, Eloi Mendes, Nepomuceno, Caxambu, Varginha e Machado, através das Secretarias de Esportes e tem o apoio da EPTV, Sundown Bikes, SmilePrev Clinicas Odontológicas, Paristur Viagens e Turismo.
Mais informações pelo site www.avc.org.br. Ou pelo fone 035 3222.4422

Jornais de Santa Luzia Cobriram evento de sábado e domingo

Todos os jornais da cidade de Santa Luzia foram comunicados e faram a cobertura do Evento denominado como IIº Troféu santa Luzia de ciclismo a ser dispultado este proximo fim de semana na cidade. São eles :
Jornal O Grito
Jornal Folha Luziense
Jornal Muro de Pedras
Jornal Leia Agora

terça-feira, 5 de agosto de 2008

DOAÇÃO DE SANGUE PARA O FILHO DO LUIZ OTAVIO- JÁ EM CASA -



Os nossos amigos Luiz Otávio e Fabricia, imformam que seu filho Vinicius saiu nesta segunda feira dia 04/08/2008 da UTI Neo Natal e já se encontra em sua residência . A criança passa bem e seus pais agradecem de todo coração o apoio e a torcida que receberam de todos os amigos , colegas e parentes neste período.

Solicitamos ainda, a ajuda de todos que tiverem disponibilidade que, se possível, façam doação de sangue à Rua Juiz de Fora 861 de 08:00 às 13:00 hs (qualquer tipo de sangue) em nome de Vinicius Souza Scarpa Soares (mais informações pelo tel: 3475-5996 ou 9959-2600), pois, naquele periodo que ficou na UTI, Vinicius recebeu transfusão de sangue.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

VELOCISTAS DEFENDENDO NA MONTANHA E CONSEGUINDO AINDA SPRINTAR NO FINAL DELA

CHEGADA SENSACIONAL pela disputa do 3º lugar na categoria A. Ricardo Alcici vence Ivancker (Baiano) em cima da linha "E É O NOVO LIDER" geral com 80 pontos superando Ivan em 2º com 78 pontos , Rafael cai para a 3º com 70 pontos pois não pontuou nesta etapa. e já é ameaçado pelo Edgard com 67 pontos . A LUTA PELA LIDERANÇA ESTA CADA VEZ MAIS ACIRRADA!
Os velocistas deram trabalho nesta 8º etapa para Confins . Gilberto o Vô.. levou a melhor na meta de montanha beneficiado pela desclassificação dos atletas da Sales por passarem por fora no local determinado pela organização do evento e no final ainda chegou em 6º marcando 9 pontos .

RESULTADO GERAL POR CATEGORIA

AGUARDEM RESULTADO APÓS 20 HORAS; POIS PARA CONVERTER EM TABELA SÓ EM LISBOA /PORTUGAL. OK

CLASSIFICAÇÃO GERAL META VOLANTE DE MONTANHA


RESULTADO POR CATEGORIA 8º ETAPA VOANDO BAIXO PRA CONFINS.




sábado, 2 de agosto de 2008

Savassi festival jass - Palco Hospital Vera Cruz


A assesoria de Marketing do Hospital Vera Cruz, convida vc e sua familia para comparecer , amanhã dia 03/08, domingo, palco Hospital Vera Cruz, de 13:00 as 22:00h.Praça da Savassi, Av. Cristovão Colombo esquina com Av. Getulio Vargas.


Entrada um kilo de alimento não perecivel.

Veja a programação, no site: http://www.savassifestival.com.br/

Abs
Rachel RabelloAssessoria de Marketing HVC -

AMBULÂNCIA FOI O SUCESSO NO TREINO DE HOJE 02/08/2008



















Hoje somos surpreendidos com uma nova ambulância totalmente equipada enviada pelo hospital Vera Cruz. Uma verdadeira UTI móvel que ficou a disposição dos ciclistas durante o treino de hoje . A ambulância é a mesma utilizado durante os eventos oficiais do motocross e estará a partir pelo menos nós dois próximos meses a nossa disposição nós nossos próximos encontros confins e no evento que ocorrerá nós dias 09 e 10 em santa luzia .
Para os organizadores é um alivio poder contar com esta valiosíssima ferramenta de trabalho e oferecer cada vez mais eventos com segurança aos atletas
.obrigado ao hospital Vera Cruz.

RESPOSTA DO PREMIO SURPRESA

RESPOSTA:
OS ATLETAS NECO E JOJO SÃO CAMPEÕES CADA UM EM SUAS RESPECTIVAS CATEGORIAS , O ATLETA TOR JAMAIS PODERIA SER CAMPEÃO POIS SEU NUMERAL É DE UMA CATEGORIA QUE NÃO PONTUA ( D). OBSERVAR NUMERAÇÃO NO REGULAMENTO.

NINQUEM ACERTOU A RESPOSTA., SOMENTE O LUIZ OTAVIO QUE DESCOBRIU O ERRO NA RESPOSTA DIVULGADA ( OS TRÊS SÃO CAMPEÕES) E ENTROU COM RECURSO , NO QUAL FOI ACEITO PELA DIRETORIA.
O PREMIO SERÁ SORTEADO , ENTRE TODOS OS ATLETAS QUE PARTICIPARAM DA PROMOÇÃO DIVIDIDO EM 2 PARTES UMA CAMISA / UMA BERMUDA .
POIS O ATLETA LUIZ -34 JÁ LEVOU A LUVA E TAMBEM PARTICIPARÁ DO SORTEIO FINAL :

RODRIGO SALDANHA 05
ROGERIO PACHECO 15
AUREA
RUBÃO 17
CLAUDIO CHEIB-
LUIZ OTAVIO - 34
LARGATIXA
PAULO AQUINO.- 83
MARIA RITA 82
FABRICIA.

O OBJETIVO DESTA BRINCADEIRA FOI A PROMOVER O BLOG E PARA QUE TODOS OS ATLETAS FIQUEM MAIS ATENTO AO REGULAMENTO PARA CONFINS, PRINCIPALMENTE AO CRITÉRIO DESEMPATE TENDO EM VISTA AS PROXIMIDADES DO FINAL DO EVENTO .

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

COMUNICADO DE FALECIMENTO


Faleceu nesta madrugada a Dona Maria., mãe do nosso excelentissimo Presidente Dr. Carlos Starling. o velório será no Parque da Colina e o sepultamento esta marcado para ás 16:00.
Peço a todos ao inicio do treino deste sabado que respeitem o minuto de SILÊNCIO que será realizado após a oração de costume. Fica aqui em nome de todos os ciclistas nossos Sentimentos ao Dr. Carlos. por esta perda tão grandiosa em sua vida .

PRÊMIO SURPRESA




RESPONDA -

AO FINAL DO TORNEIO VOANDO BAIXO PARA CONFINS TRÊS ATLETAS TERMINARAM EM PRIMEIRO LUGAR COM O MESMO NUMERO DE PONTOS., QUAL DELES SERIA DECLARADO VENCEDOR?.
VEJA ABAIXO A PARTICIPAÇÃO DE CADA UM :


RESPOSTA

ENVIAR MENSAGEM DE TEXTO SOMENTE UMA DO NUMERO DO SEU CELULAR PARA 91419870 ATE´ 22 HORAS DO DIA 01/06/2008. Haverá um sorteio entre todos os que acertarem a resposta neste sábado após o GIRO DA LAGOA .

DA PARTICAPÃO – SOMENTE ATLETAS FILIADOS A UNIÃO CICLISTICA. EM DIA COM SUAS OBRIGAÇÕES SOCIAIS .

PRÊMIO- UM (1) UNIFORME NOVO DA UNIÃO 2008 ADENOSINA NO VALOR DE 115,00 REAIS.