Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2009



MISSA DE 7º . DIA DE OLIVIA SANTOS SERRA (MAE DO ATLETA ITALO),


A SER REALIZADO NA IGREJA DA BOA VIAGEM NO DIA 29/05/2009 AS 18:15HS.

Nas Escrituras Sagradas, está escrito que à tempo para tudo: plantar e colher, sorrir e chorar, paz e guerra, dor e alegria, viver e morrer.Quando perdemos alguém querido, nosso luto, dói, corrói, faz com que as lágrimas venham e com elas as lembranças... Lembranças da pessoa amada que não está mais entre nós. Porém, como diamantes, jóias raras, tesouros, ficam conosco os momentos bons e os exemplos. Enfim, fica a vida resguardada, protegida da morte, pelo amor que há em nossos corações.Isso, ninguém nos pode tirar, levaremos sempre conosco para onde formos e quando nós nos formos dessa vida.Podemos ter plena certeza de que os que nos são caros são parte integrante do que somos. Quando, nossos amados se vão, vai com eles um pedaço de nós, que renasce após o luto, em forma de esperança e paz, na certeza de que a vida continua, o espetáculo de todos os dias não pode parar: o sol nasce, a chuva cai, o universo se sustém em perfeita ordem... E o mais importante é saber que as misericórdias do SENHOR, que não tem fim se renovam a cada manhã, para que não sejamos consumidos e assim nossos corações que batem um batido de dor se anima, no tempo certo. E bate feliz, sabendo que o ciclo da vida se cumpriu.Deus te abençõe e te guarde em nome de Jesus !






A diretoria da União

sábado, 23 de maio de 2009

DICAS, BASICAS ,BENEFICIOS, CUIDADOS NO CICLISMO.


DICAS, BASICAS ,BENEFICIOS, CUIDADOS NO CICLISMO.

- Materiais/Vestimenta/Equipamentos para o Ciclismo: Farol/Luz: um pequeno farol branco na frente da bicicleta e um farol vermelho atrás são essenciais para a prática do ciclismo no escuro. É a única forma para que as pessoas te vejam quando está escuro, e evitar acidentes. Garrafa de água: hidratação é muito importante para qualquer esporte. Ainda mais no ciclismo, onde geralmente são percorridas longas distâncias. A bicicleta tem um suporte para as garrafas de água, e não atrapalha em nada o ciclista. É só encaixar a garrafa no suporte e pedalar à vontade. Roupas: os shorts devem ser ou de lycra ou bastante confortáveis. As camisas devem ser bem confortáveis, lembrando que o ciclista deve escolher a parte de cima de acordo com a temperatura. Camisetas regatas são bem-vindas se o clima estiver quente, assim como os casacos serão bem-vindos se o clima estiver frio. Tênis: pode-se usar o do dia-a-dia para pedalar. Mas, os mais dedicados devem usar um tênis específico, que tem um clipe que encaixa no pedal. Capacete: é absolutamente essencial para proteger sua cabeça em uma eventual queda.
Benefícios do Ciclismo:Melhora do condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular.O ciclista ganha resistência muscular nas pernas, o que é diferente de massa muscular.Gasto calórico de até 600 Kcal/hora.Ajuda a eliminar as gorduras localizadas.Excelente atividade aeróbica e anaeróbica.Reduz o estresse.

- Riscos/Cuidados no Ciclismo:É preciso administrar o fôlego de maneira ordenada, pois algumas partes exigem mais que outras. O maior exemplo são as subidas. É preciso que o ciclista esteja com bastante fôlego para subir ladeiras.O uso de capacetes é fundamental, para evitar bater a cabeça no chão ou em qualquer lugar, em uma eventual queda.Há riscos de cortes, torções e fraturas nas pernas e nos braços, principalmente, em uma eventual queda.Cuidado para não forçar demais o seu ritmo para não prejudicar as articulações dos joelhos e tornozelos.


- Principais Grupamentos Musculares Utilizados no Ciclismo:QuadrícepsGlúteosAbdômenTíbiaPanturrilhaLombar


- Dicas Para um Melhor Rendimento Físico no Ciclismo:
Treinar corridas ajuda a dar ritmo para o ciclista. Com isso você irá perder mais calorias e dará um nível elevado de intensidade para o treinamento, aumentando os batimentos cardíacos (melhor capacidade aeróbica) e o volume de sangue no seu corpo. Treinar corridas dará mais resistência aos músculos da perna. Isso trará vantagens na hora das pedaladas.O treino de resistência para quem pratica ciclismo é mais interessante do que o treino de força, pois as provas são bastante longas.Procure administrar a respiração. Quando tiver ladeira pela frente, procure guardar bastante fôlego na superfície plana para usar na subida, que requer um esforço muito grande.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Treinamento de força no ciclismo

Treinamento de força no ciclismo

Há muito tempo o treinamento de força, popularmente conhecido como musculação, deixou de ser prática exclusiva das modalidades relacionadas (levantamento de peso e fisiculturismo) ou de academias. Vários esportes utilizam o treinamento de força como complementar a modalidade praticada. Um ponto importante a ser entendido sobre o treinamento é o princípio da especificidade que diz: o treino deve privilegiar a modalidade. Esse princípio nega a transferência de treinamento significativa entre modalidades. Logo, a modalidade praticada deve ser treinada para ganhos efetivos e melhores resultados em competições.O ciclismo é caracterizado como exercício aeróbio, que conta com grande participação do oxigênio e que privilegia o atleta que consegue economizar mais energia através da melhor capacidade aeróbia e da melhor técnica.O treinamento de força consiste no movimento do músculo (ou tentativa deste) contra uma resistência, que na musculação são pesos. O treino de pliometria (pequenos saltos consecutivos), corridas em subidas íngremes e pedaladas em marchas pesadas ou em subidas também podem ser consideradas atividades de treinamento de força.Normalmente o praticante da musculação encontra na academia alguns treinos com pesos. Eles diferem quanto aos estímulos, provocando diferentes adaptações nos músculos, o que deve contemplar o objetivo do praticante. Os modelos são: >
resistência muscular: treino com séries longas buscando adiar a fadiga, além de aumentar o tônus muscular;
força: treino pesado privilegiando a aumento de força com o mínimo do aumento de massa. Também contempla a potência (mais energia gerada com menor tempo); > hipertrofia: modelo de treino para aumento da massa muscular.
No caso do ciclismo de resistência, esse aumento não é interessante.Estudos abordando a relação entre treinamento de força e ciclismo chegaram a algumas conclusões importantes sobre as variáveis preponderantes a modalidade
.- VO2 máximo: representa a capacidade do organismo realizar a captação, transporte e utilização do oxigênio. Estudos compararam os efeitos de diferentes métodos de treino de musculação, com a hipótese de aumento no VO2 máximo. Os treinos de resistência muscular mostraram aumento de 8% no VO2 máximo absoluto (em litros de oxigênio). Isso ainda é pouco se comparado aos treinos específicos da modalidade, que trazem aumentos de 15-20% no VO2 máximo, mas a musculação tem outros benefícios.
- Economia de movimento: é a eficiência mecânica com economia de energia, adaptação do treinamento crônico. Estudos mostram que o treino da modalidade complementado com a musculação tem economia mais eficiente do que o treino de ciclismo isolado.
- Melhora no limiar de lactato: esse limiar é a intensidade de exercício anterior ao significativo aumento da concentração de lactato no sangue. A produção dele é limitante para o exercício. Estudos em ciclistas recreacionais mostraram melhora significativa, aumentando o limiar, mas em atletas treinados a melhora não foi importante.
- Aumento do tempo até a exaustão: a performance será melhor se o tempo que o atleta pode suportar o exercício for maior. Estudos mostram que ciclistas homens que fazem treinamento de força tiveram melhora de até 47% no tempo de exaustão, vantagem que sobrepuja o pequeno efeito da musculação sobre o VO2 máximo.
- Efeitos na freqüência cardíaca (FC): a intensidade de exercício tem relação direta com a FC. Ciclistas que praticam a musculação mostraram diminuição na FC de repouso, o que é uma vantagem para a recuperação do atleta, que conseguirá manter o metabolismo com menos trabalho cardíaco. A FC máxima não mostrou alterações.
Alguns cuidados devem ser tomados ao praticar o treinamento de força e o ciclismo, já que exercícios aeróbios intensos (a partir de 90% da FC máxima) podem afetar os ganhos em força. E o contrário também é real, já que treinos de musculação pesados podem afetar as adaptações ao exercício aeróbio. O educador físico é o profissional indicado para prescrever o treinamento de força e fazer os ajustes necessários para contemplar a modalidade do atleta.
postato:
Brunno Elias Ferreira
Mestrando em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste pela UFMS; graduado em Educação Física.

Participe da campanha que propõe IPI zero para Bicicletas


Participe da campanha que propõe IPI zero para Bicicletas



“Bicicletas para todos” é o slogan da campanha em defesa da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados para bicicletas, suas partes e peças. A campanha tem como objetivo sensibilizar os senadores a aprovarem o Projeto de Lei nº 166 de 2009, de autoria do senador Inácio Arruda, propondo IPI zero para esse meio de transporte utilizado hoje por mais de 10% da população brasileira. Para participar da campanha basta acessar o site www.inacio.com.br e assinar o abaixo assinado pela aprovação do projeto de Lei 166/2009.


O Brasil é o terceiro maior produtor de bicicleta do mundo. O IPI zero para bicicletas vai movimentar a atividade econômica do país, aumentando o número de empregos e do consumo de outros setores. É um projeto que vai ajudar o Brasil a enfrentar a crise econômica, a exemplo do que fez o Presidente Lula quando baixou o IPI de carros, caminhões e de eletrodomésticos (a chamada linha branca).


IPI zero para as bicicletas significa mais trabalhadores, estudantes e esportivas com acesso facilitado a um equipamento que preserva o meio ambiente, pois não polui; tem alta eficiência energética, porque seu descolamento só depende da energia humana; contribui para a saúde do usuário, mantendo o bem estar físico e mental; é um meio de transporte rápido para distâncias curtas, além de ser um importante instrumento de lazer e de práticas esportivas.

As pessoas podem participar também da campanha através de cartas, e-mail e telefonemas para o senador Marcelo Crivella, que é o relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, ou para os outros senadores que compõem a Comissão, no sentido de sensibilizá-los sobre a importância do projeto. Fazem parte da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado os seguintes senadores:


Senado Federal
Comissão de Assuntos Econômicos - CAE
PRESIDENTE: Senador Garibaldi Alves Filho
VICE-PRESIDENTE: Senador Delcídio Amaral

Senadores Titulares
Eduardo Suplicy - (PT) – Tel.:(61) 3303-3213/2817/2818 - Fax: (61) 3303-2816 - Correio: eduardo.suplicy@senador.gov.br
Delcídio Amaral - (PT) - Tel.:(61) 3303-2451 a 2455 - Fax: (61) 3303-1926 - Correio: delcidio.amaral@senador.gov.br
Aloizio Mercadante- (PT) - Tel.:(61) 3303-1313/5198/5214 - Fax: (61) 3303-5219 - Correio: mercadante@senador.gov.br
Tião Viana - (PT) - Tel.: (61) 3303-4546/2953/2954 - Fax: (61) 3303-2955 - Correio: tiao.viana@senador.gov.br
Marcelo Crivella - (PRB) – Relator do Projeto - Tel.:(61) 3303-5225/5730 - Fax: (61) 3303-2211 Correio: crivella@senador.gov.br
César Borges - (PR) - Tel.:(61) 3303-2212 a 2217 - Fax: (61) 3303-2982 - Correio: cesarborges@senador.gov.br
Francisco Dornelles - (PP) - Tel.:(61) - 3303-4229 - Fax: 61-3303-2896 - Correio: francisco.dornelles@senador.gov.br
Garibaldi Alves Filho - (PMDB) - Tel.:(61) - 3303-2371 a 2377 - Fax: (61) 3303-1813 - Correio: garibaldi.alves@senador.gov.br
Gerson Camata - (PMDB) - Tel.:(61) - 3303-3204/3235 - Fax: (61) 3303-3613 - gecamata@senador.gov.br
Valdir Raupp - (PMDB) - Tel.:(61) - 3303-2252/2253 - Fax: (61) 3303-2853 - valdir.raupp@senador.gov.br
Neuto De Conto - (PMDB) - Tel.:(61) - 3303- 4041 - Fax: (61) 3303- 4197 - Correio: neutodeconto@senador.gov.br
Pedro Simon(PMDB) - Tel.:(61) - 3303-3232 - Fax: (61) 3303-1304 - Correio: simon@senador.gov.br
Eliseu Resende - (DEM) - Tel.:(61) - 3303.4621 / 4791 - Fax: (61) 3303.2746 - Correio: eliseuresende@senador.gov.br
Antonio Carlos Júnior - (DEM) - Tel.:(61) - 3303-2191 - Fax: (61) 3303-2775 - Correio: acmjr@senador.gov.br
Efraim Morais(DEM) - Tel.:(61) 3303-2425 a 2429 - Fax: (61) 3303-1841 Correio: efraim.morais@senador.gov.br
Raimundo Colombo - (DEM) - Tel.:(61) 3303-4206 e 3303-4207 - Fax: (61) 3303-1822 - Correio: raimundocolombo@senador.gov.br
Adelmir Santana - (DEM) - Tel.:61-3303-4277/4701 - Fax: 61-3303-1738 - Correio: adelmir.santana@senador.gov.br
Jayme Campos - (DEM) - Tel.:(61) 3303.4061 / (61) 3303.1048 - Fax: (61) 3303.2973 - jayme.campos@senador.gov.br
Cícero Lucena - (PSDB) - Tel.:(61) 3303.5800 5808 - Fax: 61) 3303.5809 - Correio: cicero.lucena@senador.gov.br
João Tenório - (PSDB) - Tel.:(61) 3303-4093/4095 - Fax: (61) 3303-2961 - Correio: jtenorio@senador.gov.br
Arthur Virgílio - (PSDB) - Tel.:(61) 3303-1413/1301 - Fax: (61) 3303-1659 - Correio: arthur.virgilio@senador.gov.br
Tasso Jereissati(PSDB) - Tel.: (61) 3303-4846 - Fax: (61) 3303-4590 - Correio: tasso.jereissati@senador.gov.br
João Vicente Claudino (PTB) - Tel.:(61) 3303-2415 / 4847 / 3055 - Fax: (61) 3303-2967 -Correio: j.v.claudino@senador.gov.br
Gim Argello (PTB) - Tel.:3303-1161, 3303-1547 - Fax: 3303-1650 - Correio: gim.argello@senador.gov.br
Osmar Dias – (PDT) - Tel.:(61) 3303-2124/2125 - Fax: (61) 3303-2740 - Correio: osmardias@senador.gov.br