Pesquisar este blog

sábado, 2 de fevereiro de 2008

.:: História da União Ciclistica ::.
















A idéia surgiu inicialmente na década de 90, quando um grupo de amigos (Marcelo Castelões, Silvio Nogueira Beleza, José Carlos Paiva, Ângelo Morallen, entre outros) combinaram de realizar um treino coletivo. Participaram deste primeiro encontro sete atletas e com o passar do tempo o treino tornou-se um evento que se realizava todos os domingos.

Durante os anos de 92 a 94, a nossa associação - denominada na época "Associação de Ciclismo da Lagoa da Pampulha" - já tinha aproximadamente 150 atletas, índice alto para a época se considerarmos o fato do ciclismo não ser tão popular como nos dias atuais. Apesar da quantidade de adeptos, o projeto de se formar uma associação não foi para a frente, mas a semente foi lançada, germinando em 2004 quando surgiu a idéia de formar a UNIÃO CICLISTICA DESPORTIVA DE MINAS GERAIS.

Atualmente a União Ciclística é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo principal, além de revelar novos atletas, realizar um trabalho utilizando a bicicleta de estrada (speed) como mecanismo para combater o ostracismo causado pela dependência de dorgas, alcoolismo, tabagismo, hipertensão, obesidade, entre outros males do homem moderno. Para este fim foi incorporada ao nome da nossa associação a palavra RECREATIVA, a qual permitiu maior abrangência e adicionou também a conotação de LAZER ao grupo, conferindo uma finalidade não exclusivamente voltada ao desporto. Desta forma, a associação passou a chamar-se "UNIÃO CICLISTICA DESPORTIVA RECREATIVA DE MINAS GERAIS".

A União é hoje uma realidade e a cada dia que passa, novos adeptos se incorporam ao grupo. Nossa associação é heterogênea devido aos variados objetivos de seus integrantes, e o respeito às diferenças sociais, financeiras e raciais faz-se valer. Na União todos representam o elo de uma mesma corrente e todos são importantes para o grupo. Nossa associação está aberta a todos aqueles com espírito de solidariedade, companheirismo e respeito ao próximo, sendo este o passaporte para ser aceito e bem vindo.

A União Ciclística conta hoje com 450 atletas filiados assíduos e mais de 750 cadastrados, entre interessados e ex-atletas do grupo. A média por treino aos sábados (Giro da Lagoa) varia de 120 a 180 ciclistas, dependendo das condições climáticas do dia. Outros eventos são realizados durante o ano, dentre eles destacam-se o "Pedal às cidades de Ouro Preto e Sete Lagoas", "Voando Baixo para Confins" e o "Troféu República", principal evento da União Ciclística, que se realiza na data de comemoração do aniversário da fundação da República Federativa do Brasil, no dia 15 de novembro, encerrando assim o ano de atividades da nossa associação.


Nenhum comentário: