Pesquisar este blog
sexta-feira, 6 de junho de 2008
ENTREVISTA DO PACHECO A REVISTA SPORTMANIA
O mineiro Rogério Pacheco, um dos maiores destaques em provas de longa distância, tanto no mountain bike, quanto no ciclismo, fala, em entrevista exclusiva ao SPORTmania, da carreira e lamenta a desistência em participar da prova de maior dificuldade da categoria: o RAAM (Race Across América). Classificado para representar o Brasil no RAAM, na única seletiva da América Latina, ao vencer o Desafio 24h de Fortaleza em 2007, o atleta viu o sonho tornar-se distante, pois a dificuldade enfrentada é a mais comum em nosso país: a falta de patrocínio.
Fale-nos de como começou seu interesse pela modalidade?
Trabalhava como sushi-man em um restaurante, utilizava a bike apenas para transporte indo e vindo para o trabalho todos os dias, em média 70 km quando comecei. O mais interessante nesta fase era os pegas com os ônibus da madrugada, era uma rotina que fazia parte dos motoristas e trabalhadores noturnos, disputa de quem chegasse primeiro.
Você sempre contou com o apoio de familiares?
Sim, no começo foi um pouco difícil para eles entenderem, pois eu os ajudava no orçamento, então como o esporte não é tão barato, a grana foi ficando curta, mas sempre dei minha contribuição. Hoje mesmo sem patrocínio tenho total apoio da família, bons resultados obtidos nas competições com isso passou a fazer parte da vida deles. Muita expectativa dos resultados quando viajo para as competições.
Em que ano você começou a participar das competições?
Tudo começou em 1996.
Quais suas principais conquistas?
Campeão Desafio 24h de Fortaleza -2007 Campeão da categoria B1, MTB 12h e 3º colocado geral na categoria solo - 2007 Campeão GP Montes Claros de ciclismo - 2007Campeão copa Sales - 2007Vice-campeão prova da inconfidência mineira Mariana (MG) - 2007Campeão ultra distance 24hs (ciclismo) - 2006Campeão categoria B, MTB 12h e 3º colocado geral na categoria solo - 2006Campeão Power biker - 2005Campeão Iron Biker - 2003Campeão prova da Inconfidência Mineira - 2003Campeão Big Biker - 2003Vice-campeão Interestadual - 2003Campeão Mineiro Resistência - 2002Vice-campeão Interestadual - 2002Vice-campeão Copa Ametur - 2002Terceiro colocado Brasileiro - 2002Terceiro colocado MTB 12h, categoria solo - 2002/2004Campeão mineiro resistência 1º etapa ciclismo - 2001Vice-campeão mineiro resistência - 2001Campeão Sul Mineiro - 2000Título de melhor mineiro Prova da Inconfidência Mineira - 1999Campeão Iron Biker - 1998Sexto colocado Campeonato Brasileiro, Pirenópolis (GO) - 1998 Quarto colocado Iron Biker - 1997
Como é o seu dia-a-dia em termos de treinamento?
Faço um trabalho de base no início da temporada, do tipo volume: Auxilio também com academia, natação e alongamentos, me ajuda no condicionamento para as provas, uma vez que participo de provas de velocidade no início da temporada, preciso estar atuando em algum tipo de competição, para não perder referencias, chegando a 500 km por semana, isso porque as provas de longa acontecem mais nos finais de ano. Para as provas de longa distancia que é meu foco, ai as coisas tomam rumos absurdos se tratando em treinamento, chegando a 900 km por semana.
Como está o apoio ao ciclismo no Brasil?
Melhorou muito nos últimos anos, principalmente no ciclismo, um atleta iniciante que se destaca em determinada competição, tem oportunidade de ser convocado para uma equipe. A participação das prefeituras tem contribuído muito para o crescimento do esporte, uma vez que estas contam com a participação destes atletas defendendo seus municípios também em jogos internos de seus estados. Hoje o estado de São Paulo esta muito à frente ao resto dos outros estados se tratando de investimento no ciclismo por parte das prefeituras, onde se concentra a maioria das equipes, um exemplo a ser seguido! Friso também, que infelizmente a atletas no ciclismo e principalmente no mountain bike que são patrocinados não pela sua capacidade como atleta, sim pelo seu poder diante a mídia relacionada ao esporte. A atletas de destaque que não tem o reconhecimento pela imprensa e isso tem favorecido muito para a não formação de novos talentos. Devo deixar claro que NÃO são os atletas os culpados por esta situação, é que infelizmente, nosso país ainda não tem o ciclismo como esporte prioridade! É necessário distribuir melhor a participação dos esportes na imprensa em geral, com isso haverá maior visibilidade para que as pequenas e grandes empresas tenham interesses em patrocinar o ciclismo, garantindo assim o futuro do esporte.
E você, tem patrocinadores?
Em onze anos como atleta, nunca tive patrocínio e sempre competindo com os atletas profissionais nas maiores provas de nível em todo o nosso país.
Quais suas próximas competições?
Estou focado para as 24h em Fortaleza em novembro deste ano, onde vou defender o bicampeonato. Fui chamado para representar o Brasil no Mundial de longa distancia na Suíça em julho, mas devido às condições financeiras, este sonho não poderá realizar, este ano. Pretendo participar do Campeonato Brasileiro, Estrada Real de ciclismo, Volta de Goiás Máster, GP Governador Valadares entre outras. Tenho também a intenção de participar do Amazon Distance 24h, isso é, se eu tiver algum apoio para esta prova.
Além de praticar ciclismo e montain bike, você tem alguma atividade profissional?
Sim, sempre trabalhei. Atuei como sushi-man em restaurantes por um bom tempo, de vez em quando faço eventos como sushi-man, e no momento ajudo meus irmãos em uma loja de bike em Belo Horizonte (Green Max Bikes).
E nos momentos de lazer?
Gosto de estar com os amigos. Adoro músicas, filmes e internet. Não saio para baladas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário