Vem aí a Copa MG de Pista no velódromo de Contagem. Aguardem maiores informações!
Por enquanto ATUALIZE : Fique por dentro como são realizadas as provas disputadas em um velódromo:
Ciclismo de Pista
As provas de Ciclismo de Pista são disputadas em velódromos com 250 metros de perímetro.
As provas de Ciclismo de Pista são disputadas em velódromos com 250 metros de perímetro.
Perseguição Colectiva (4000 metros) –
É uma prova disputada por equipas de quatro elementos, cada uma parte de um lado da pista, correndo 4000 metros em sentidos opostos tentam ultrapassar a outra equipa e assim eliminá-la. No entanto as provas são normalmente decididas por tempo, que é cronometrado com o terceiro ciclista de cada equipa a chegar ao final. Actualmente apenas a final e a corrida de atribuição do 3º lugar são disputadas com duas equipas na pista, pois as eliminatórias qualificam os dois primeiros classificados para a final e as duas equipas seguintes para a disputa da medalha de bronze, como nas eliminatórias as equipas mais fortes defrontavam as mais fracas por vezes eliminavam as adversárias ultrapassando-as mas tinham que continuar para obter um bom tempo, que era prejudicado com a ultrapassagem. Os atletas da equipa revesam-se na frente para ajudar ao esforço colectivo, tal como é normal numa prova de contra-relógio colectivo, estando a tarefa de “puxar” pela equipa principalmente destinada a um ciclista que, normalmente, não completará a última volta.
Sprint Olímpico ou Sprint Colectivo (3 voltas) –
É uma prova colectiva disputada por equipas de três elementos, tal como na perseguição colectiva, estão duas equipas em lados opostos pista a competir entre si. É composto por três voltas nas quais a primeira é liderada por um ciclista que saíra no final dessa mesma volta, dando lugar ao segundo ciclista da equipa que tenta levar o seu último companheiro na melhor posição para o sprint final, saindo no final da segunda volta ficando apenas um ciclista da equipa para o sprint final.
Madison ou Corrida Americana (50 km)
–É uma prova disputada por duplas em que todos os competidores estão em pista em simultâneo, estando apenas um a competir de cada vez, passando o testemunho dando uma mão ao companheiro e impulsionando-o para a frente. É a variante de equipas da prova por pontos, as equipas são pontuadas pela classificação em determinados sprints (assinalados por uma sineta na volta anterior) e pelas voltas de avanço que se conseguem. Recebeu o seu nome derivado do Madison Square Garden.
Contra-Relógio (homens - 1000 metros, mulheres - 500 metros) –
Trata-se de uma prova normal de contra-relógio em que cada ciclista participante corre isoladamente na tentativa de obter o melhor tempo.Perseguição (homens - 4000 metros, mulheres - 3000 metros) – tal como na prova colectiva disputa-se num contra-relógio entre dois ciclistas que se tentam ultrapassar ou apenas obter melhor tempo que o adversário.Sprint (3 voltas) – para muitos esta é considerada a prova rainha das competições de Ciclismo de Pista, nela dois ciclistas defrontam-se partindo um da parte superior da pista e outro ao seu lado na parte inferior (posições sorteadas), depois andam duas voltas a estudar-se e a tentar dar a dianteira ao adversário, pois é desvantajoso ser o primeiro a lançar o sprint, por razões aero-dinâmicas quem segue o adversário esforça-se menos e está melhor preparado para a ponta final. Quando na frente esperar que o adversário lance o sprint também não é uma vantagem porque o tempo de reacção não é o mais elevado e o ciclista tem que olhar para trás para controlar o adversário, no entanto nem sempre ganha aquele que obteve a melhor posição. Durante o sprint não são permitidas trajectórias irregulares. Os últimos 200 metros da corrida são cronometrados e são corridos em pouco mais de 10 segundos. Até aos quartos-de-final as eliminatórias decidem-se numa única corrida, a partir dessa fase vence a eliminatória quem ganhar por duas vezes. As corridas de atribuição do 5º ao 8º lugar e 9º ao 12º lugar e assim por diante são disputadas por quatro ciclistas em simultâneo.
Keirin (8 voltas) –
É uma prova de sprint disputada por seis ciclistas em simultâneo, a prova inicia-se com os ciclistas a seguirem um motociclo (sem nunca o poderem ultrapassar) que inicia a uma velocidade de 30 km/h e vai aumentando a velocidade até atingir cerca de 50 km/h, saindo quando faltarem duas voltas e meia para o final da corrida, depois os ciclistas sprintam para vencer a corrida. Os três primeiros qualificam-se para a ronda seguinte. É normal haver quedas e desclassificações nesta prova.
Sratch (homens - 15 km, mulheres - 10 km) –
É uma prova de partida massiça (não existem eliminatórias, todos os participantes iniciam a prova em simultâneo) em que o objectivo é chegar ao final em primeiro. Decorre como uma prova normal de estrada, quem ganhar uma volta de avanço sobre os adversários fica com essa vantagem se não voltar a ser apanhado. Em caso de eliminatórias antes da final são disputadas com metade da distância da final.
Corrida por pontos (homens - 160 voltas, mulheres – 100 voltas) –
É uma prova de partida massiça em que o objectivo é conquistar mais pontos que os adversários. São atríbuidos pontos aos quatro primeiros de 10 em 10 voltas (5, 3, 2, 1 pontos), a meio da corrida e na volta final os pontos são a dobrar, quem ganhar uma volta ao pelotão conquista 20 pontos e volta a integrar o pelotão na volta em que este está, a quem perder uma volta para o pelotão são deduzidos 20 pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário