Pesquisar este blog

sábado, 13 de setembro de 2008

Dia mundial sem carro


Caro amigo ciclista ou simpatizante do uso da bicicleta,

Excesso de automóveis, trânsito caótico, poluição, acidentes, prejuízos materiais e humanos: a mobilidade é o pesadelo urbano do início do século 21. Colocando o problema na ordem do dia, várias cidades mundo afora instituem todo 22 de setembro o Dia Mundial Sem Carro. Belo Horizonte, ainda de forma mais simbólica que efetiva, participa do movimento há alguns anos. E como você já sabe, uma das possibilidades de desafogamento do trânsito e de melhoria do ambiente urbano é o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. Ela não polui, não depende de combustíveis fósseis, não faz barulho, não ocupa espaço, faz um bem enorme para a saúde e é muito indicada para deslocamentos de até 5 km - mais da metade dos percursos feitos pelos usuários de automóveis.

Essa data é uma excelente oportunidade para tentar mostrar a todos o que nós já estamos cansados de saber. Nesse dia, será realizada uma pedalada-manifesto pela Avenida do Contorno, abordando motoristas com panfletos sobre os problemas do uso excessivo de automóveis e a necessidade de um trânsito mais civilizado, que valorize a opção pela bicicleta, pela caminhada e pelo transporte público. É importantíssima a sua participação, seja você um competidor ou um ciclista recreativo: quanto mais bicicletas, maior a visibilidade e a cobertura da mídia, e melhor será passada a mensagem. O ritmo da pedalada será tranqüilo, para que qualquer um possa acompanhar sem problemas. A concentração é às 18h, na Praça Raul Soares.

Importante: haverá, ainda, um concurso de plaquetas afixadas nas bicicletas, com frases e/ou desenhos que chamem a atenção para o problema. A confecção das placas é artesanal, e qualquer um pode participar facilmente. As duas melhores placas ganharão, cada uma, um kit de ciclismo da marca DaMatta, composto por uma camisa, uma bermuda e um par de manguitos. Todas as informações sobre o concurso e a pedalada estão em www.mountainbikebh.com.br/22setembro.

Ajude a espalhar a brasa. Se você puder, imprima e afixe em local visível o cartazete de divulgação do evento. Basta acessar em http://martuse.com/jobs/DMSC_cartazete_A4_21x29,7cm.pdf e imprimir em A4. Além disso, ajude a divulgar pela internet, encaminhando esse e-mail para seus conhecidos.

A pedalada-manifesto é uma realização do grupo de ciclistas Mountain Bike BH, com apoio do Comitê BH pela Mobilidade Sustentável, da DaMatta e dos grupos Hora do Blush, MTB Barreiro ,União Ciclística Desportiva Recreativa de Minas Gerais, pedal do frango.

Nenhum comentário: