Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de junho de 2008

DICAS, BASICAS ,BENEFICIOS, CUIDADOS NO CICLISMO.


- Materiais/Vestimenta/Equipamentos para o Ciclismo: Farol/Luz: um pequeno farol branco na frente da bicicleta e um farol vermelho atrás são essenciais para a prática do ciclismo no escuro. É a única forma para que as pessoas te vejam quando está escuro, e evitar acidentes. Garrafa de água: hidratação é muito importante para qualquer esporte. Ainda mais no ciclismo, onde geralmente são percorridas longas distâncias. A bicicleta tem um suporte para as garrafas de água, e não atrapalha em nada o ciclista. É só encaixar a garrafa no suporte e pedalar à vontade. Roupas: os shorts devem ser ou de lycra ou bastante confortáveis. As camisas devem ser bem confortáveis, lembrando que o ciclista deve escolher a parte de cima de acordo com a temperatura. Camisetas regatas são bem-vindas se o clima estiver quente, assim como os casacos serão bem-vindos se o clima estiver frio. Tênis: pode-se usar o do dia-a-dia para pedalar. Mas, os mais dedicados devem usar um tênis específico, que tem um clipe que encaixa no pedal. Capacete: é absolutamente essencial para proteger sua cabeça em uma eventual queda.
Benefícios do Ciclismo:
Melhora do condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular.
O ciclista ganha resistência muscular nas pernas, o que é diferente de massa muscular.
Gasto calórico de até 600 Kcal/hora.
Ajuda a eliminar as gorduras localizadas.
Excelente atividade aeróbica e anaeróbica.
Reduz o estresse.

- Riscos/Cuidados no Ciclismo:
É preciso administrar o fôlego de maneira ordenada, pois algumas partes exigem mais que outras. O maior exemplo são as subidas. É preciso que o ciclista esteja com bastante fôlego para subir ladeiras.
O uso de capacetes é fundamental, para evitar bater a cabeça no chão ou em qualquer lugar, em uma eventual queda.
Há riscos de cortes, torções e fraturas nas pernas e nos braços, principalmente, em uma eventual queda.
Cuidado para não forçar demais o seu ritmo para não prejudicar as articulações dos joelhos e tornozelos.

- Principais Grupamentos Musculares Utilizados no Ciclismo:
Quadríceps
Glúteos
Abdômen
Tíbia
Panturrilha
Lombar

- Dicas Para um Melhor Rendimento Físico no Ciclismo:

Treinar corridas ajuda a dar ritmo para o ciclista. Com isso você irá perder mais calorias e dará um nível elevado de intensidade para o treinamento, aumentando os batimentos cardíacos (melhor capacidade aeróbica) e o volume de sangue no seu corpo. Treinar corridas dará mais resistência aos músculos da perna. Isso trará vantagens na hora das pedaladas.
O treino de resistência para quem pratica ciclismo é mais interessante do que o treino de força, pois as provas são bastante longas.
Procure administrar a respiração. Quando tiver ladeira pela frente, procure guardar bastante fôlego na superfície plana para usar na subida, que requer um esforço muito grande.

Nenhum comentário: