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sexta-feira, 6 de junho de 2008

NORMAS E DICAS DE SEGURANÇA


Dicas / Gerais / Guia para uma pedalada mais segura
Pedalar é uma atividade muito prazerosa, porém dividir as ruas, avenidas e estradas com outros veículos pode ser perigoso.
Veja aqui algumas dicas básicas extraídas do Guia Bike na rua, publicado por Cleber Anderson, experiente ciclista e proprietário da loja Anderson Bicicletas em SP.
Leia com atenção e não se esqueça: todo cuidado é pouco. Capacete na cabeça e muito cuidado.SinalizandoComunicar-se no trânsito é fundamental para se proteger. Sinalize e certifique-se de que o recado tenha sido entedido e só assim mude sua direção. Assegure-se do que vem a sua frente e olhe rapidamente na busca da resposta do seu sinal.
Bike na mão -
Pilotagem defensiva Carros estacionados Procure passar pelo menos a 1 metro de um carro estacionado. Com alguém dentro, o cuidado deve ser redobrado: passar o mais longe possível e perceber antes se um outro veículo não está na ultrapasssagem. Não tomando estes cuidados, teremos que nos arriscar em manobras de segurança como na foto. Evite problemas.
Curvas
Numa curva, a velocidade ideal deve ser fixada no último trecho de reta antes do início da mesma. Durante a curva, deve-se freiar o mínimo e manter a velocidade ideal, aquela em que não há chances da bicicleta desgarrar pela tangente em nenhuma das rodas. Analisar o piso com antecedência é fundamental para evitar uma queda. Lembre-se que durante a curva podem aparecer poças de água, manchas de óleo, buracos, areia, etc. Fique atento e procure não "deitar" muito a bike.
Freadas
O freio dianteiro é o mais eficiente e o mais perigoso. Deve-se ter o cuidado de não travá-lo nunca. Se a travada acontecer numa curva ou piso escorregadio, condições em que o atrito com o chão é menor, a probabilidade de um tombo é maior. O freio traseiro também diminui a velocidade, mas como o peso do ciclista é transferido para a frente, quando freamos, o eixo da roda traseira acaba suportando menos peso e a roda trava com maior facilidade, perdendo eficiência. A freada ideal deve ser aquela em que a velocidade caia no tempo necessário e que ambas as rodas não travem. Para isso, quando tiver que frear bruscamente jogue o peso do corpo para trás, firme os braços, segure com firmeza o guidom e module os manetes para que as rodas não travem.
Rotatórias e cruzamentos
Quando cruzar o caminho de um outro veículo, diminuir a velocidade ou parar se for preciso e esperar a vez. Atravesse com a certeza de segurança.
Mudanças de faixa
Procure andar em linha reta. Evite mudanças bruscas de direção, pois assusta quem vem atrás. Quando muda de faixa, o ciclista deve saber olhar por cima dos ombros analisando a segurança, podendo assim mudar de direção. Isso se aplica também antes de curvas e em freiadas, antes de se encostar numa calçada. Se um carro está na ultrapassagem ou muito próximo, deve-se sinalizar negociando a manobra; não forçar a passagem, porque geralmente é melhor deixar o carro passar. Nunca tomar a atitude de cruzar na frente de um carro sem ter a certeza de que o motorista entendeu seu recado.
Cambiando
Nas mudanças de relação não se precipite. Procure aliviar momentaneamente a força nos pedais para assim acionar a alavanca de câmbio passando uma marcha de cada vez. Em subidas, este alívio deve ser maior, e somente fazer força total depois que tiver a certeza de que a “marcha” entrou. Procure nunca pedalar com a corrente cruzada e quando se aproximar de um farol (semáforo) fechado, reduza a marcha para ficar pronto para a arrancada. Se não der tempo, pare, coloque um dos pés no chão, levante a roda traseira do chão e engate uma marcha boa para arrancar.
Atenção no trânsito
Ficar atento no que acontece à sua frente. Transitar numa velocidade adequada para aquele trecho. O ideal seria estar sempre na velocidade mais próxima à do fluxo dos motorizados. Num corredor ou engarrafamento, vencer os carros em velocidade moderada, desta forma teremos maior tempo de contato para demonstrarmos nossas intenções.
Na chuva
Pilotar na chuva requer cuidados redobrados. Os movimentos não podem ser bruscos. As freiadas devem começar com muita antecedência sem que aconteça o travamento e deslizamento das rodas. A distância em relação aos outros veículos deve ser maior. Nas curvas, diminuir a velocidade bem além do normal e não deitar em demasia. Se aparecer algum ponto de menor atrito, mais liso, aumentar o raio da curva e retomar ao traçado novamente com cautela.
Normas de conduta
As mesmas leis Para que haja harmonia no trânsito, todos os veículos devem seguir suas leis específicas. Estarão, desta forma, falando a mesma língua, se entendendo, buscando harmonia
Nunca na contramão
Andar na contramão é chegar nos carros mais depressa! No cruzamento, os motoristas poderão estar olhando para o outro lado. Pedalando no mesmo sentido dos carros, não existirão forças em sentido contrário, e a diferença de velocidade entre o ciclista e o carro é muito menor. Desta forma, evitaremos o choque frontal, o pior de todos.
Pela direita
A lei diz: "Veículos lentos à direita". Ficar sempre a um metro da calçada ou de um obstáculo. Nas ultrapassagens, procurar seguir na sua faixa fazendo-as com cautela com a certeza de que os motoristas estão cientes de sua posição. Mudar de faixa somente em situações de congestionamento, quando a faixa da direita estiver obstruida, mantendo-se à direita da próxima faixa e voltando às bordas da pista logo que possível.
Entrar à esquerda
Buscar a melhor forma de entrar à esquerda. Se for preciso, vá até a calçada e atravesse como pedestre, empurrando a bike.Controle da velocidadeNão é por sermos “apenas” ciclistas que não poderemos causar estragos. Assim como qualquer meio de transporte, devemos respeitar a mesma velocidade de um carro, ou seja, no máximo 40km/h nas ruas. Em avenidas, procurar pedalar o mais rápido possível. Não abusar em descidas.
Cordialidade
Agradecer qualquer gentileza concedida pelo motorista. Boa educação é a base para um trânsito mais saudável. Sempre que possível, ceder a vez ao pedestre. Uma bicicleta é um veículo e, assim sendo, está sujeita às leis do trânsito. Respeite as normas estabelecidas para poder exigir seus direitos!
Calçadas
Quando transitar por calçadas, portar-se como pedestre, ou seja, andar empurrando a bicicleta. Nunca estacione numa faixa de pedestres: uma bike, de perfil, ocupa muito espaço forçando-os a um caminho maior.Evitar avenidasO melhor caminho para as bicicletas são as ruas, e quanto mais tranquilas, melhor. Evitar avenidas é aumentar muito a probabilidade de nunca ter nenhum problema com acidentes.

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