Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A importãncia das luvas

As luvas incrementam muito no visual do ciclista, mas o importante é que elas protegem as mãos nos acidentes.

As luvas não são objeto de luxo. São importantes nos momentos mais inesperados do ato esportivo Muitas pessoas, quando estão numa loja para adquirir um par de luvas, se deixam levar pelo grafismo e cores vivas. Luvas vão além de simples acessórios estéticos. São itens de segurança muito importantes. Quando se leva um tombo, o primeiro ato instintivo do ciclista é amortecer a queda apoiando as mãos no chão. Além disso, as luvas protegem as mãos contra galhos, insetos e espinhos. Estudos estimam que aproximadamente metade (40%) dos ciclistas sofre de insensibilidade e/ou fraqueza em suas mãos.

Destes, de cada três em quatro problemas (75%) que são causados pela pressão no tendão do pulso. Portanto, as luvas são cruciais para evitar machucados nas mãos e lesões sérias nos pulsos.

Existem no mercado várias marcas e modelos. Para o cross-country, o tipo de luva mais comum é aquela que cobre somente metade dos dedos. Permite maior mobilidade dos dedos, possibilitando ações rápidas no comando sobre a bike, além de não esquentarem tanto como as luvas fechadas. As luvas fechadas são muito utilizadas no downhill. E não é por menos, pois oferecem maior proteção nos tombos, por serem feitas de materiais mais resistentes.

O material mais utilizado na confecção das luvas é o tecido sintético, ou com Lycra®. Elas se adaptam melhor ao contorno das mãos, a transpiração é eliminada melhor e secam mais rapidamente. Atualmente, a utilização de materiais mais leves, finos e resistentes, e que eliminam rapidamente o suor e a umidade, estão tornando possível a utilização de luvas fechadas em dias quentes, permitindo também a mesma mobilidade que as luvas de cross-country, e trazendo mais segurança nos tombos.

Outra contribuição das luvas é o maior conforto que elas oferecem, pois os modelos que têm a palma acolchoada absorvem parte do impacto transmitida pelas rodas dianteiras. Assim, a fadiga no braço diminui, tanto como as dores indesejáveis no pulso. E garantem também maior firmeza no guidão, aumentando o controle sobre a bike. E no inverno elas protegem as mãos do vento frio, que podem chegar a congelar os dedos.

Tal qual como o capacete, as luvas são itens que sempre devem acompanhar o ciclista, mesmo para um passeio ocasional, pois um tombo sempre é imprevisível.
Na compra deste equipamento, fique atento no seguinte:

Compre luvas de material resistente e confiável, que não rasguem tão facilmente. Existem muitos modelos que se acabam depois da terceira lavagem;

Como qualquer outro vestuário, experimente antes de adquirir um par. Veja se elas vestem bem nas suas mãos. Elas não podem ficar nem muito apertadas e nem muito folgadas;

Tenha um par de luvas para cada tipo de situação. Por exemplo, um par mais leve e fresco para os dias quentes e úmidos, e um par do tipo fechado e quente para os dias frios e secos.

Dica: não devemos nos esquecer de lavar as luvas. Como qualquer outro vestuário, o suor pode diminuir a vida útil da luva e também trazer irritação na pele. Higiene nunca é de menos. Utilize sabão neutro e seque na sombra.

Nenhum comentário: