Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

DICAS PARA PEDALAR NO FRIO


No frio você outras paisagens para apreciar, outras frutas para degustar, outros cuidados para tomar.

O frio não é desculpa para não sair para pedalar, principalmente se o tempo estiver seco, sabendo algumas dicas e praticando, a pedalada pode se tornar até mais gostosa do que naqueles dias de calorão do verão.

O que colocamos aqui sao dicas.Considere como sugestões, pois a sensacao e efeitos causados pelo frio podem variar para cada pessoa.
Para pedalar no frio é preciso ter uma noção mínima de meteorologia.Por exemplo, se vai subir a serra, deve saber que quanto maior a altitude menor é a temperatura. Se você não estiver prevenido pode passar frio.

Se for fazer uma pedalada longa, como uma cicloviagem, é bom lembrar que nesta epoca do ano, durante a madrugada estará muito frio, mas durante o dia, a temperatura aumenta e você vai ter que tirar boa parte da roupa que está vestindo.


Vestuário

A maior dificuldade é escolher a roupa a usar, cada situação pode exigir um tipo de roupa diferente. A dica principal é não se encher de roupa, por mais que esteja frio, pedalando você vai se esquentar.

Aquecimento

Exercícios de alongamento podem ser bem vindos. Mas é importante se orientar com um profissional de educacao fisica. Alguns defendem a ideia de que alongamento com o corpo frio pode trazer danos.
A receita básica é sempre começar pedalando devagar e ir aumentando o ritmo a medida que o corpo esquenta.

Alimentação

Com o frio tem-se uma necessidade calórica maior para manter a temperatura do corpo, por isto uma alimentação saudável é muito importante!

Para pedaladas longas, coma algumas barras de cereais e/ou barras energéticas durante o percurso. Não espere a fome chegar para ir repondo as energias.

Após a pedalada uma xícara de bebida quente sempre é bom para aquecer.
Proteção

O sol em dias frios também causa queimaduras.O uso de protetor solar não deve ser esquecido;

O ar muito frio causa ressecamento da pele por isto deve-se usar loção hidratante para as partes expostas do corpo;

Para evitar o ressecamento dos lábios deve-se utilizar um creme de protecao, como a conhecida "Manteiga de Cacau", que é encontrada nas farmácias;

O Ar seco, principalmente associado à poeira, causa ressecamento nos olhos. Use óculos de proteção.

Ritmo de pedalada

Procure pedalar em um ritmo constante para manter-se aquecido;

Fique parado o menor tempo possível e de preferência pare em local protegido do frio.

Nenhum comentário: