Pesquisar este blog

sábado, 29 de agosto de 2009

Que tipo de líquidos e quantidade devemos beber durante a competição?



A composição da bebida competitiva, deve ser adaptada aos condicionalismos naturais do atleta. O tipo de líquidos que devemos ingerir durante uma competição depende dos seguintes factores:

.Intensidade do esforço competitivo

.Duração da competição

·Condições climatéricas

·Situação metabólica antes do início da competição (estado de hidratação e nível das reservas de glicogénio hepático e muscular).

Há uma grande variabilidade individual em relação à quantidade de suor perdido na competição e às capacidades de esvaziamento gástrico e absorção intestinal de uma dada bebida. Dois maratonistas correndo na mesma maratona em tempos semelhantes e bebendo a mesma quantidade de líquidos, podem ter perdas de peso durante a competição tão diferentes como 1% e 5% do seu peso corporal, por exemplo. Um atleta que tenha uma sudação mais profusa necessita de maior aporte de líquidos durante a competição. A quantidade de líquido a ingerir em cada toma e a frequência da mesma, também é sujeita a condicionalismos individuais. Por estes motivos cada atleta deve experimentar a bebida competitiva durante os treinos, pois assim terá oportunidade de escolher a sua bebida ideal, de conhecer a quantidade e a frequência ideal das tomas e melhorar a capacidade de hidratação do organismo.
Em termos práticos a bebida competitiva deverá ter as seguintes características: casos em que o objectivo principal é o fornecimento de fonte energética devemos utilizar água com glúcidos nas concentrações mais altas, mas nunca superiores a 60 gramas por litro.

As condições climatéricas também condicionam a composição da bebida:
Climas quentes e/ou húmidos - Água ou água com glúcidos em concentrações entre 20 a 30 gramas por litro.

Climas temperados - Água com glúcidos em concentrações entre 30 a 40 gramas por litro.

Climas frios - Água com glúcidos em concentrações entre 50 a 60 gramas por litro.

2) Todas as bebidas competitivas deverão conter sódio, na concentração de 400 a 1100 miligramas por litro, sob a forma de cloreto de sódio.

3) A bebida poderá conter umas gotas de limão, aromatizantes ou um pouco de chá, com a finalidade de dar um sabor agradável á mesma, que é muito importante para aumentar o grau de aderência do atleta. Os aromatizantes de lima/limão são utilizados frequentemente nas bebidas comerciais. Os gostos palatais parecem ficar um pouco modificados durante o exercício e geralmente os atletas não gostam de bebidas muito aromatizadas ou muito insípidas.

4) Em climas quentes a bebida deverá ser servida fria (ligeiramente refrigerada ou à temperatura que a água sai da torneira) e em climas frios poderá ser servida quente.

5) Deve ser tomada logo após o início da competição, pois durante o exercício o mecanismo da sede parece estar avariado e subestima as carências hídricas. Podemos não ter sede, tendo no entanto necessidade de água.

6) Não devemos dar um volume total de líquido superior à capacidade de absorção do intestino, 12ml/kg/hora de competição (atleta 60kg - 720ml/hora). Excesso de líquidos no intestino ocasionam distúrbios no aparelho digestivo.

7) Dividir o total do volume de líquido por várias tomas, distribuídas regularmente ao longo do período competitivo, nas competições que o permitam. Nunca ingerir mais de 100 a 150ml em cada toma, para facilitar a absorção intestinal do líquido.

8) Aproveitar todos os tempos mortos do pelotão para proceder à hidratação. cuidado.

9) Nas competições com mais de três horas (como em provas de ciclismo, esqui de fundo, triatlo e ultramaratonas), devemos fornecer uma bebida glúcida ou mesmo dar alimentos sólidos ricos em glúcidos como frutos secos, bananas, maçãs, bolos secos pouco açucarados, uvas, etc. Nestas provas longas se não fornecermos glúcidos arriscamo-nos ao surgimento de hipoglicemia, por esgotamento do glicogénio hepático, resultando mau rendimento do sistema nervoso central por falta de glucose, o seu único carburante.

Fonte: http://www.pt.atletas.net

Nenhum comentário: