Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dicas de condução

Sei que este tipo de matéria não atrai a curiosidade para a leitura , mas é importante a gente esta sempre alertando , não somente quando ocorre algum acidente entre nós. CONSELHO E SEGURANÇA NUNCA É DEMAIS!

1-Partimos do princípio de que o ciclista é sempre o maior prejudicado. Portanto, é importante sempre pensar antes no que fazer e nas conseqüências dos seus atos.

2-Considere as condições da estrada, se haverá vento, chuva, calor, e vá preparado para tais condições. Um telefone celular tem sua utilidade e leve-o sempre consigo.

3-Avise a sua família e conhecidos quais os lugares que pretende ir, e qual seu horário aproximado de retorno. Exagere, coloque uma hora ou duas a mais, assim eles não se preocuparão no caso de um eventual atraso.

4-Leve consigo documentos (identidade ou similar). Pode ser uma cópia. Também leve um número de telefone para contato.

5-Lembre que a roupa de ciclista não o torna um profissional, então, conduza a bicicleta dentro das suas limitações

6-Não é necessário ser um profissional para usar as roupas em questão. Talvez seja psicológico, mas os motoristas parecem respeitar mais os ciclistas que estão “fardados”.

7-O capacete é indispensável. Está fora de questão não usá-lo.

8-Sempre que possível, pedale em grupo. Poderá sair para passear ou treinar, mas ajude quem for,em caso de acidente.

9-Tanto em grupo, quanto sozinho, evite ao máximo as rodovias principais, com muito tráfego e estreitas. Imagine que nestas rodovias os motoristas o considerarão um “estorvo”.

10-Cumprimente sempre os outros ciclistas, mesmo os desconhecidos. Este esporte é antes de tudo, solidário. Se enxergar um ciclista parado, ofereça auxílio, da próxima vez pode ser você.

11-Tome o máximo cuidado em cruzamentos, pistas de aceleração ou desaceleração. Mesmo que tenha preferência, DESCONFIE SEMPRE de tudo e de todos.

12-Nas pistas de aceleração ou desaceleração, ande sempre à direita, pois um caminhão poderá desviar de você, e o veículo que vem atrás, não, pois você estava fora do seu campo de visão.

13-Nas saídas de pista para a direita, dê a preferência para os veículos que lhe ultrapassarem e irão dobrar. É o acidente mais comum.

14-Nos dias de chuva, tome cuidado com as poças d’água. São o esconderijo perfeito para as “panelas”.

15-Cuidado com as curvas e as faixas pintadas no solo, são como uma pista de gelo.

16-Circule o mais a direita possível.

17-Jamais circule pela contra-mão.

Antecipe seus movimentos aos veículos.

18-Na cidade, cuidado com as portas dos veículos recém estacionados. Com a popularização das películas escuras, todo cuidado é pouco.

19-Preste atenção a crianças, cachorros e braços dos motoristas nas janelas dos automóveis.

20-Se andar em grupo, antecipe os seus movimentos aos demais ciclistas. Também sinalize obstáculos como buracos, bocas-de-lobo e objetos caídos no solo.

21- Se apesar de todos os cuidados, sofrer um acidente, mantenha a calma. Saia do meio da pista ou rua, verifique se está bem, apalpando as extremidades, sobretudo a clavícula. Caso não possa se mover, utilize o telefone celular para pedir auxílio. Se o causador do acidente foi um automóvel, memorize ou anote sua placa. Se este parar para prestar auxílio, solicite o encaminhamento ao um pronto-socorro (se possível, leve sua bicicleta – se não for possível, deixe-a em alguma residência próxima).

22-Desconfie quando quiserem colocar a culpa do acidente em você. Procure testemunhas.

23Tome as rédeas da situação. Não permita que lhe agarrem ou ajudem a levantar-se, pois podem agravar possíveis lesões que tenha sofrido.

24-Grave o lugar do acidente. Tire fotos, sinais de trânsito e evidências do acidente (lembre-se que os motoristas devem, por lei, manter uma distância de 1,5mt do ciclista, o que geralmente não ocorre).

25-No caso do causador do acidente possuir seguro, geralmente as companhias tentarão pagar uma bicicleta inferior a sua. Diga NÃO, você sabe o valor do seu equipamento.

Um comentário:

Humberto Guerra disse...

Caro pessoal da UCDR-MG,
Desculpe postar comentário meio sem nada a ver com o texto, mas não achei outro lugar. Sou um dos coordenadores do MTB-BH, e estamos colocando o Pedal do Frango e a União Ciclística como apoiadores do Desafio Intermodal (http://mountainbikebh.com.br/22setembro/pages/desafio.html)e da pedalada do Dia Mundial sem Carro (http://mountainbikebh.com.br/22setembro), ok? Contamos com a divulgação e a presença dos speedeiros para engrossar o coro que pede por mais espaço na cidade para o saudabilíssimo uso da bicicleta como meio de transporte.
Abraços,
Humberto Guerra
humbguerra@yahoo.com.br