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segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Conselhos para iniciantes


Se voçê acabou de comprar uma bicicleta, ou tem uma guardada na garagem e resolveu começar a pedalar com mais frequência, neste artigo vamos dar-lhe algumas informações que são basicamente algumas dicas para maximizar o seu conforto ao usufruir da bicicleta.Atenção que este artigo não é de cariz competitivo.

Faça aquecimento e alongamentos. Dê uma voltinha de aquecimento e então pare e faça alongamentos. Os alongamentos de aquecimento consistem em "aquecer" todas as articulações rotativas (pescoço, ombros, cotovelos, pulsos, anca, joelhos e tornozelos), dê por exemplo 12 rotações a cada articulação. Faça duas repetições aos joelhos.

Depois poderá também esticar os musculos das pernas para "libertá-los" e aquecer os tendões.

Hidrate-se e alimente-se, pois o seu conforto ao longo da viagem, vai depender da sua capacidade de resistência. Em primeiro lugar ninguém gosta de praticar desporto com a sensação de fome e sede. E para os seus musculos não "queimarem" rapidamente, precisam de estar hidratados, beba bastante água aos poucos. Poderá usar hidrofueis, mas água é o suficiente.

Há quem treine de propósito com escassez de água para habituar o corpo. Eu pessoalmente não estou muito de acordo com esse tipo de treino.

A alimentação durante a viagem também é importante, para o nosso corpo não gastar por completo as reservas que já tinhamos.

Ponha o seu peso no pedal exterior. Por exemplo, ao virar para a esquerda, ponha o pedal direito em baixo, coloque o seu peso nele e com o corpo inclinado para o lado que está a virar (neste caso seria para a esquerda). Estes aspectos ajudarão na aderência dos pneus durante a curva. Caso começe a perder a aderência, contra-balance a direcção e liberte o pé do lado interior (esquerdo neste caso)para estabilizar tal como se faz no MotoCross. -

Segure-se descontraído. Segure o guiador firmemente, mas liberte o movimento dos braços. Assim não ficará tenso. Não dando demasiada importância ao guiador, poderá concentrar-se no percurso a escolher com mais facilidade, melhorando o seu comportamento ao longo dos percursos.

Olhe para onde quer ir. Se olhar entre duas rochas num trilho, é por aí que você vai - entre elas. Se focar uma das pedras, voçê vai-lhe bater! Basicamente, quando focamos visualmente um local (um alvo), é para lá que o nosso cérebro indicará aos musculos como local de passagem.

Compre pneus novos. É um pequeno investimento mas com grande retribuição. Quanto melhor a escolha maior será a prestação da sua bicicleta nos mais diversos terrenos (terra, pedra solta, etc.). Os pneus gastam-se mais depressa que o que você pensa, e borracha nova prevenirá os furos com maior eficácia. Também irá melhorar o comportamento da bike especialmente em necessidade de aderência extra.

Faça uma boa gestão da transmissão. Não mude consecutivamente as mudanças enquanto sobe ou está em esforço. É duro para a corrente e para os carretos. Tente pedalar suavemente enquanto mete mudanças, especialmente a subir. Deverá manter a corrente paralela entre o pedaleiro e o carreto. quando sentir que já não está a fazer força e a rotação aumenta considerávelmente, ponha uma mudança mais pesada (descer o carreto atrás). Quando quiser mudar o pedaleiro para cima por exemplo, poderá mudar o carreto de trás também para cima e assim a mudança de velocidade torna-se mais suave. Poderá fazer o mesmo numa situação inversa.

Quando fôr numa recta a uma velocidade considerável com uma mudança "pesada", e tiver de para por exemplo num semáforo, antes de imobilizar a bicicleta, mude para uma relação bastante mais leve. Assim quando tiver de arrancar, não precisará de mudar várias mudanças quase parado, que o atrapalhará muito no equilíbrio da bicicleta.

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