Pesquisar este blog

sábado, 15 de agosto de 2009

Como Pedalar sem Dores na Bunda


Todo iniciante já deve ter passado pela situação de ficar com dor na bunda depois de andar de bicicleta por algumas horas seguidas. O corpo até que aguenta mais uns quilômetros ou uma subida, mas a bunda, coitada, já está fazendo bico.






Primeiro não adianta pensar que aquelas bermudas de ciclista são a solução para o seu problema. Na verdade elas ajudam um pouco, por serem acolchoadas, minimizando a dor causada pelas longas horas no pedal.

O que realmente funciona é a distribuição do peso pela bicicleta, como mostrado na foto do início deste artigo. O ideal é que você distribua o seu peso entre os pontos A, B e C, porque se sentar na bike com todo o seu peso no banco, você já sabe porque a sua bunda vai doer.
Tudo é uma questão de peso distribuído por uma área. No caso do iniciante temos, normalmente, quase todo o peso distribuído em uma área bem pequena (o banco diminuto da bicicleta).

E se em vez de colocar todo o seu peso no banco, você distribuí-lo entre as mãos/guidão (A), os pés/pedais (B) e finalmente o banco (C)? Há, deste jeito ficaria bem melhor! O peso distribuído entre estes três pontos minimiza a pressão sobre o banco, e consequentemente as dores na bunda.

Não dá para garantir o quanto de peso você conseguirá redistribuir, pois isso depende de treino e experiência. Mas garanto que na sua próxima pedalada o conforto irá aumentar significativamente.

Experimente deslocar o seu peso para frente ou para trás da bicicleta. Levante, deixando as pernas esticadas; sinta o peso do tronco nas mãos. Vá experimentando e notando como as mudanças do corpo em cima da bicicleta alteram a pressão no banco.

Teste várias posições e veja qual melhor se encaixa no seu estilo de pilotagem e tipo de bicicleta. Com o tempo e algumas horas pedalando, você conseguirá minimizar estas dores; um pouco por melhorar o seu posicionamento e outro tanto por já ter ficado calejado. Mas isso você só consegue com muitas horas de pedal, comendo poeira e suando nas subidas.

Fonte: http://transpirando.com/

Nenhum comentário: