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quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Princípios do Ciclismo

A maioria de nós aprendemos a pedalar quando crianças, e as habilidades básicas do ciclismo parece não ser novidade para muitos. Depois de determinar o tamanho correto de seu quadro e ajustar todo o restante de sua bike [altura do selim e guidão, etc], alguns princípios básicos podem ser de grande valor para aqueles que desejam melhorar suas habilidades, seja no ciclismo de estrada, mountain bike ou triathlon, considerando as diferenças específicas de cada modalidade.

Posição

A posição ideal no ciclismo depende de fatores que compreendem conforto, potência muscular, eficiência mecânica e podem variar com a modalidade e distância, nas seguintes variáveis: altura do banco (uma flexão de 25º a partir da perna estendida é um bom acerto para se evitar lesões e melhorar a eficiência), posição do banco (para frente ou para trás), ângulo do banco, posição da sapatilha no pedal (velocistas podem preferir o eixo mas próximo dos dedos), altura, tipo e extensão do guidão e posição das alavancas de freio. De uma maneira geral, lembre-se de segurar o guidão com os cotovelos levemente flexionados e uma pegada não tão apertada. A mudança na posição das mãos é uma estratégia utilizada para se evitar dores.

Pedalando

Ao girar o pedal, lembre-se de girar como um círculo e não como um movimento para cima e para baixo. Empurre para frente no topo e puxe para trás em baixo (Estes são os momentos críticos que tornam o giro mais fluente). Existe um consenso de que a melhor eficiência está entre 80 e 100 rotações por minuto (rpm). Você pode encontrar esta rotação contando o número de vezes que seu joelho direito sobe por 10 segundos e multiplicando por seis. A troca de câmbio fará com que você encontre a melhor eficiência entre terrenos e inclinações e lembre-se de sempre trocar a marcha pedalando o mais suave possível.

Freios
O freio dianteiro tem mais força para parar, mas pode ser perigoso e você pode voar para frente. Em condições normais, use os dois freios com uma pequena ênfase ao da frente, ao mesmo tempo jogue seu peso para trás. Aplique a pressão sem travar para evitar deslizamento. Na descida, porém, aplique um pouco mais de força no freio de trás ao mesmo tempo que pode jogar o peso para trás. Ao pedalar em grupo (pelotão), as mãos devem estar obrigatoriamente na alavanca de freios pois mudanças bruscas de velocidade podem ocorrer. Atualmente as alavancas de câmbio estão embutidas nas de freios (STI) o que torna a pilotagem mais segura em grupo.
Fazendo uma curva

Ao aproximar-se de uma curva você deve abrir para aumentar a sua angulação. Existem três tipos de técnicas de curva: a posição inclinada (o ângulo da bike é o mesmo do ciclista), a posição manobra (o ciclista se inclina e a bike não- para curvas abertas onde você pode continuar pedalando) e a posição contra-manobra (a bike se inclina e o ciclista não- neste caso a perna do lado de menor angulação deve ficar para cima e parada).

Subindo

As subidas são uma das melhores formas de treinamento. Mude o câmbio antes de começar a subida e planeje o percurso, longo e gradual ou curto e inclinado ou a combinação de ambos. Suba sentado se for um percurso longo, assim você terá mais eficiência. Subir em pé exige muito da musculatura e fornece mais potência portanto, utilizar em treinamento, em fugas e para adquirir ou não perder velocidade pode ser uma boa estratégia.

Descendo

É o pagamento para todo o trabalho de subida mas fique atento com buracos e obstáculos, segurando nos freios todo o tempo. Pedale na sua relação mais pesada e incline-se para baixo para diminuir a resistência. Se necessitar diminuir a velocidade faça antecipadamente e intervaladamente.

Alguns princípios devem ser observados quando ciclistas pedalam em grupo em treino e nas competições, com o objetivo de ganhar segurança, evitar quedas e aproveitar os benefícios para um melhor rendimento.
Evite movimentos repentinos.

Não vire, acelere ou pare abruptamente, pois além de ser ineficiente é perigoso. Ciclistas geralmente "escapam" sutilmente para um lado para acelerar ou desacelerar.

Mantenha-se a uma distância segura e confortável do ciclista da frente e use freios o mínimo possível para evitar desperdício de energia
Além de evitar choque com o ciclista que vêm atrás. Gritos e comandos podem parecer rudes e nervosos, mas não devem ser considerados pessoalmente pelo risco da situação principalmente quando houver ciclistas novatos ou inexperientes.
Quando estiver liderando atenção com caramanholas, comidas e evite mudar frequentemente a relação. Avise outros ciclistas de perigos a frente como obstáculos, vidros e buracos e lembre-se, sem movimentos repentinos.

Toques ocasionalmente quando se pedala em grupo

Deve ser evitado mas é prudente praticá-los em velocidade reduzida e num local gramado com o objetivo de evitar pânico quando ocorrer. Toque os ombros e coxas e movimente-se no sentido contrário. O toque de rodas também pode ser praticado controlando o giro de pedal e a posição do corpo.

Dinâmica de pelotão

Nos treinos e principalmente numa prova, normalmente ocorrem várias movimentações que devem ser enfatizadas aos participantes. As fugas são esforços máximos com o objetivo de se livrar do grupo ou de outro ciclista, e são realizados num momento de debilidade dos ciclistas oponentes, na chegada, término de uma subida, num ponto estratégico ou muito utilizado para cansar os adversários. O espaço entre ciclistas também podem ser provocados para cansar os adversários, repetidos várias vezes numa corrida. O bloqueio também produz espaços e é uma tática muito utilizada para diminuir ritmo de grupos de perseguição, permitindo que ciclistas da mesma equipe fujam. Também pode ser feito passivamente, distraíndo oponentes.

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