Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

»Aprenda a pedalar no pelotão


O ciclismo é um dos esportes em que o velho ditado “a união faz a força” melhor se encaixa, pois andar no meio do pelotão pode reduzir em até 40% o esforço físico despendido. Mas os benefícios de pedalar em grupo vão muito além de apenas poupar energia por andar no vácuo de um companheiro, e podem tornar o treinamento muito mais eficiente e regrado.

“Treinar em grupo é sempre melhor. Na questão física, não existe muita diferença, mas é muito importante na parte motivacional, pois você se sente mais animado e disposto”, disse Enzo Amato, treinador da Way2Run. “Saber que existe um grupo de pessoas contando com você dá uma ânimo maior para enfrentar frio, chuva ou cansaço, além de acordar às 5h para pedalar. Torna-se um compromisso e não dá para faltar sem um motivo convincente”, disse Márcio Bernardo Savóia, 34, empresário e ciclista amador.

Dinâmica de grupo

Além do condicionamento físico, é preciso ter uma boa técnica para entrar em um pelotão, pois quem não está apto pode colocar em risco a segurança de todos e provocar acidentes. Por isso, é imprescindível conseguir se manter alinhado, conduzir a bicicleta sempre em linha reta e fazer manobras suaves.

“Além de pedalar em linha reta, é preciso ter tranqüilidade, prestar atenção em quem está na frente ou dos lados e saber como fazer indicações sem se desequilibrar”, afirmou Ronaldo Martinelli, treinador da 5 Ways. “Quando a pessoa tiver as condições técnicas exigidas, pode ingressar na parte do fundo do pelotão, pois muitos se sentem inseguros no meio do grupo. Com o tempo, a parte técnica será aprimorada”, completou o técnico.

No início, é muito comum ter um pouco de receio em “andar na roda” – para usufruir do vácuo – e focar a atenção somente na bicicleta da frente, mas isto deve ser evitado, e o correto é sempre olhar para frente e tentar visualizar tudo o que acontece ao seu redor. O passo seguinte após ganhar confiança é começar a se locomover para frente, até um dia chegar a liderar o pelotão, tarefa que exige muito esforço e responsabilidade.

“Além de não se beneficiar do vácuo e ter que agüentar o ritmo, quem está na frente precisa avisar tudo o que acontece para os outros. Se há buracos, sujeiras, pedras na pista, carros na direção contrária ou estacionados e qualquer outra coisa que represente riscos”, orientou Enzo. “Existe uma série de condutas no pelotão, e a principal delas é a segurança. Os olhos dos que estão na frente são os olhos de todos. Por isso, eles precisam indicar o que acontece, mas os que estão no meio também precisam orientar aqueles que vêm mais atrás”, afirmou Ronaldo.

“Cada pelotão possui seus códigos. Então, é importante conversar e combinar tudo antes de pedalar. Como serão os sinais, o percurso, o revezamento do pessoal da frente e o ritmo ditado”, disse Márcio.

Ao pedalar em grupo, alguns cuidados devem ser tomados para não colocar em risco ou desrespeitar o espaço dos demais ciclistas. Um dos mais importantes é ficar a uma distância segura entre as bicicletas e sempre manter a atenção redobrada.

Aconselho manter um metro para frente ou para o lado, pois além disso não existe o benefício do vácuo. Nessa distância, é possível ter tempo de reação caso aconteça algum imprevisto”, disse Ronaldo Martinelli.

Quando for se mover para os lados, é preciso ficar atento com os outros que estão mais rápidos. Na hora de puxar o grupo, procure manter sempre o passo. Em pequenas descidas, é normal a velocidade aumentar, mas isto deve ser feito gradativamente, para não deixar ninguém para trás.

Procure fazer a alimentação e a hidratação em momentos menos tensos, mas se isto não for possível, o indicado é mover-se para os lados ou o fundo do pelotão. Nunca se esqueça que podem existir pessoas atrás de você, por isso, tome cuidado ao arremessar caramanholas, embalagens ou cuspir.

Os opostos não se atraem

Em um pelotão, é muito importante conhecer as condições físicas e técnicas dos demais ciclistas, pois um atleta inexperiente pode frear em um momento desnecessário, não sinalizar obstáculos ou fazer manobras bruscas. O mais indicado é que pessoas do mesmo nível sempre pedalem juntas, e os novatos fiquem mais ao fundo. “O ideal é procurar sempre pessoas com níveis semelhantes para formar um pelotão. Um iniciante pode atrapalhar um grupo mais experiente e vice-versa”, orientou Enzo Amato.

Por Cesar Candido dos Santos

Nenhum comentário: